21.1.13

isto cansa

Trabalhar cansa. E quem o diz não sou eu. É a minha sobrinha de apenas cinco anos. Diz que vem cansada do colégio porque farta-se de trabalhar. Aquilo é uma canseira, conta. São projectos, actividades e muito mais. É o suficiente para ficar de rastos e fazer uma comparação ao mundo dos adultos.
 
Mas, se por um lado fica cansada. Por outro, fica motivada. É que já sabe o que quer ser quando for crescida. Médica de bebés e dentista, são as suas opções. “Não podes ser as duas coisas. Escolhe uma”, disse-lhe a minha mãe. “Posso sim”, respondeu. “Então vais ter de estudar muito”, insistiu a avó. “Está bem”, disse a pirralha que se diz cansada após um dia de colégio.
 
Quanto a mim, fiquei feliz com as opções. Por ser tio? Sim, mas não só. É sempre bom saber que as consultas de pediatria e as idas ao dentista passam a ser de borla na família.

48 comentários:

  1. Há desse lado instinto paternal, portanto ;)

    Os miúdos são incríveis! Têm sempre teorias deliciosas.

    ResponderEliminar
  2. Que querida! Os miúdos são de um valor inexplicável. Aqui por casa o mais novo ainda não sabe o que quer ser, mas o do meio diz que vai para Medicina Veterinária. Fico feliz pela escolha dele mas a mim não me vai valer de nada, já que os meus animais de estimação são todos feitos em peluche...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso meter uma cunha para as consultas? :)

      Eliminar
    2. Falamos daqui a dez anos, com certeza que consigo que ele então te arranje umas consultas pro bono :)

      Eliminar
  3. Os miúdos hoje são sobrecarregados com muitas actividades e há pais que ainda os colocam em actividades extra.Para a tua sobrinha ficar de rastos ainda é cedo...:)
    Algumas crianças definem logo em pequenas o que querem ser outras nem por isso.
    Vê-se que és um tio babado,continua!! As crianças são a coisa melhor do Mundo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente o colégio tem muitas actividades e ainda faz natação duas vezes por semana. Eu vou-me babando com estes diálogo ;)

      Eliminar
  4. Pode ser dentista pediatra... Posso dizer que também era o que eu queria ser "quando fosse grande"! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu queria ser jogador de futebol e acabei a empurrar letras em vez de bolas ;p

      Eliminar
  5. O meu primo quando passou do 4º para o 5º disse que não queria estudar mais, que já estava cansado dos últimos quatro anos. Soubessem eles o que os espera :)

    ResponderEliminar
  6. Ser mulher cansa... e a tua sobrinha com 5 anos já descobriu isso! :)
    É uma fofura...
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. A minha sobrinha diz o mesmo, que vem cansadíssima da escolinha! Mas a verdade é que o que ela estuda apenas na 2a classe eu estudei na 4a.
    Quanto às profissões ela que não se meta na dentária, nunca, jamais, em tempo algum, sob pena de ter que abandonar tudo e todos.

    ResponderEliminar
  8. a minha filhota tb se queixa do trabalho na escola apesar de andar motivada. tb diz que quer ser medica para cuidar de mim quando eu for velhinha. As crianças sao o melhor de tudo. beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  9. Eheh, super fofinha! Aproveita bem esta idade, o tempo passa demasiado rápido....:)

    Http://coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nasceu ontem e amanhã vai para a escola. Passa mesmo a voar...

      Eliminar
  10. O meu Pipoco com 4anos diz o msm..Tds os dias diz: Mamã, quero ir já para casa, estou tão cansado..Trabalhei muito e hj não quero ir ao Continente, pode ser? Já compraste pão,não já?
    Quando lhe respondo que sim, e lhe pergunto o que fez, diz logo:Mtas fichas e brinquei no terraço de cima..eheheh..Mas é verdade, eles são muito sobrecarregados mto pequeninos. Só para teres uma noção, ele tem ginástica às 2f e 4f, natação às 3f e 5f e música e inglês à 4f e já não dorme a sesta..Qt ao que quer ser qd for grande..eheh...ser como o David Luíz do Chelsea ou "guiar" um avião...LOLOL...
    Miúda gira essa tua sobrinha...:) Chama-se personalidade, de gaja, claro:) Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que existem muitas actividades mas ainda bem que assim é.

      Gostei das escolhas do Pipoco. Não te esqueças de mim se singrar no futebol :)

      beijos

      Eliminar
    2. Claro que não:) Sejam eles bilhetes para ires ver o Pipoco a jogar no United, ou uma viagenzinha ali a Madrid no cockpit...ehehehh..Dreaminggggggggggg:)

      Eliminar
  11. Eu bem que fui dizendo ao meu irmão "vai para médico páaaaa!", mas o rapaz lembrou-se de não estudar mais depois do secundário. Toca a pagar consultas, Rui Pi.

    ResponderEliminar
  12. A minha mais velha, quer ser médica e cabeleireira. A tua sobrinha sempre vai aproveitar a frequencia de algumas cadeiras de um curso para o outro...

    ResponderEliminar
  13. Sempre ouvi dizer... em casa de ferreiro, espeto de pau! :P

    ResponderEliminar
  14. Uma sobrinha médica é sempre uma mais-valia.

    ResponderEliminar
  15. Que querida! Esses diálogos são uma delícia! Adoro!

    ResponderEliminar
  16. Hoje também fiquei cansada de ir à escola. Os alunos estavam possuídos!
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. nhummm...pois, mas até terem o proveito ainda vão uns aninhos...:) mas gosto da atitude empreendedora da tua sobrinha que já se apercebeu que só com um job pode não se safar , lololol!

    ResponderEliminar
  18. Nunca ouviste dizer que em casa de ferreiro espeto de pau? è o que me acontece em casa. O meu afilhado anda a estudar eng. informática e não me ajuda em nada quando tenho problemas no computador. Aliás, foi formatado por um amigo! Logo eu que lhe mudei as fraldas, passei noites em branco, pediatria... :)
    Mas por exemplo, a minha sobrinha é diferente. Por ela ajuda todas as pessoas. Só ela mesmo. :)
    Espero que ela seja uma óptica médica. Depois quero desconto. :D

    ResponderEliminar
  19. Com essa idade tão pequena e já pensa assim, quando for grande vai ser pior ;) é óptimo ouvir opiniões e preferências de futuro de crianças tão pequenas!

    ResponderEliminar