21.1.13

escolhe viver

Durante algum tempo, os filmes vão estar nas bocas do mundo. Fala-se dos melhores do ano passado. Daqueles que merecem distinções nos festivais internacionais de cinema. Dos flops. Dos blockbusters. Até das bandas sonoras, melhor ou pior sucedidas. Eu, que gosto de participar nas conversas que discutem tudo o que envolve a sétima arte, faço ainda algo mais. Nesta altura, recordo os filmes que marcaram a minha vida.
 
Tendo nascido em 1981, existe um filme que marcou a minha vida e talvez a minha geração. Chama-se Trainspotting, é de Danny Boyle e estreou em 1996, quando eu estava perto de celebrar 16 anos. Para quem não conhece, este filme conta a história de um grupo de amigos – entre eles Ewan Mcgregor – viciados em heroína, que vivem em Edimburgo, sem qualquer esperança para as suas vidas. Roubam, consomem heroína, voltam a consumir heroína, consomem ainda mais um pouco enquanto as amizades se destroem, tal como a vida.
 
Recordo-me como se fosse hoje que o filme era visto como algo marginal. Muitos consideravam que não era nada mais do que um incentivo para o consumo de drogas. Mas, para mim, nunca foi. Já vi Trainspotting diversas vezes e foi um filme muito importante para a minha adolescência, numa altura em que muitos amigos meus começaram a fumar os primeiros charros. Para mim, este filme sempre foi um alerta para os perigos do vício de drogas pesadas. Um alerta para uma porta que, quando aberta, dificilmente volta a ser fechada. Um alerta para um mundo de destruição e isolamento. É por isto que defendo que todas as pessoas devem ver este filme. Quem nunca viu, pode faze-lo aqui.
 
Uma melhores parte é o monólogo inicial do filme. Algo que por si só já dá que pensar. E estas linhas são apenas o cartão de apresentação de um filme fantástico que nos permite ainda descobrir uma banda sonora de elevada qualidade. Aconselho o filme. Aconselho a vida. E, na altura não tive dúvidas. Escolhi viver!
 
“Escolhe viver. Escolhe um emprego. Escolhe uma carreira, uma família. Escolhe uma televisão grande, máquinas de lavar roupa, carros, leitores de CD´s e abre-latas eléctricos. Escolhe a saúde, colesterol baixo e um plano dentário. Escolhe uma hipoteca com juros fixos. Escolhe a tua primeira casa. Escolhe amigos. Escolha roupa de desporto e malas a condizer. Escolhe um fato completo entre uma grande variedade de tecidos. Escolhe o faça você mesmo e fica a pensar quem tu és aos Domingos de manhã. Escolhe ficar no sofá a ver programas que não deixam que a tua mente se desenvolva enquanto enches a boca de junk food. Escolhe apodrecer no final da vida, beber num lar miserável que envergonha os filhos que escolheste colocar no mundo para te substituir. Escolhe o teu futuro. Escolhe viver."

28 comentários:

  1. Gosto bastante desse filme, e a frase é muito verdadeira.

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me bem desse filme...ida ao cinema motivada pelo mano mais velho:) e a banda sonora também é qualquer coisa de excepconal :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei o filme. Não foi tão marcante assim porque na altura já tinha 23 anos e já estava numa onda mais madura, mas achei o máximo. Já vi duas vezes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu era um puto e muitos amigos começavam a fumar uns charros na altura. O impacto foi forte por isso.

      Eliminar
  4. Não vi o filme, mas a minha mãe obrigou-me a ler "Os filhos da droga".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas vê que vale a pena. Está todo no youtube, com legendas e tudo.

      Eliminar
  5. Não vi o filme, mas deixaste-me curiosa.
    Optar por viver sempre, existir só não chega!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só que depois daquilo tudo, o rapaz diz que opta por não viver. Por não fazer escolhas. Porquê? Porque tem heroína. Depois aparece uma rapariga a dizer que a sensação da heroína é melhor do que qualquer pénis. O filme é muito forte mas vale a pena.

      E concordo contigo.

      Beijos

      Eliminar
  6. Nunca vi esse filme, mas pelo que descreves esse filme deve incentivar tanto o consumo de droga quanto os livros da Lua de Joana e a Viagem ao Mundo da Droga, que foram livros que me marcaram a esse respeito.

    Uma boa semana Beijos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca o vi como um incentivo. Mas como um alerta. Vê que vale a pensa.

      Uma grande semana.

      Beijos

      Eliminar
    2. Era precisamente isso que queria dizer, mas a ironia não me saiu bem :p

      Eliminar
  7. vi 2 vezes e grande filme e com uma boa banda sonora.

    ResponderEliminar
  8. Eu tambem vi o filme, marcou-me imenso!
    Nasci tambem em 1981, mas acabei por ver o filme um pouco mais tarde que tu!!!
    No entanto tomei noção do que se passava a minha volta muito cedo!
    Varios dos meus colegas fumavam os seus charros mas nunca tive coriusidade nem fui escluida pela minha opção!
    Talvez seja um filme a rever!(embora a cena do bebe tenha sido um pouco pesada para mim na altura que viu o filme)
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nisso sou como tu. Os meus amigos nunca me colocaram de parte nem incentivaram.

      Eliminar
  9. Esse filme é fenomenal..Vi-o com 14 anos, logo a seguir a ter lido o Christian F, filhos da droga..Os dois com uma carga brutal..Infelizmente,é a realidade de mtos jovens hoje em dia. Se mais, o tivessem visto, talvez não tivessem incorrido numa vida de escuridão e euforia dissimulada..Qt aos dizeres do monológo inicial, tenho um quadro que trouxe o ano passado de Londres com algumas dessas frases e outras um pouco diferentes, mas o objectivo é o msm.
    Coloquei-o à entrada do meu corredor, para que fosse das primeiras coisas que os meus amigos vissem qd me visitam..Tipo, uma espécie de Welcome:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei do quadro :)

      Acho que este filme devia ser visionado na escola. No secundário. Os alunos iam gostar da experiência de ver um filme e iam perceber a importância do mesmo.

      Eliminar
  10. É maravilhoso esse filme e muito boa também é a prestação do actor principal. O que retrata, como o faz, o que nos diz é imperdível. Obrigada pela memória.

    ResponderEliminar
  11. Eu vi o filme na minha adolescência e lembro-me de pensar na altura que quem consumia drogas ou era maluco ou idiota! É uma auto-destruição.
    Muito bom filme mesmo, fica na memória.

    Beijinhos

    Http://coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. O Trainspotting foi e é um filme "muito mais à frente", com uma banda sonora muito bos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boa, com uma banda sonora muito boa.
      Apre para os erros parvos!!

      Eliminar
  13. Eu vi o filme na escola.Não no secundário.No básico mesmo...Não sei se os meu professores achavam que toda a margem sul é uma zona de risco portanto é melhor instruí-los desde tenra idade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou da Margem Sul e não vi na escola. És de que zona? :)

      Eliminar