30.1.13

as filhas dos sexistas


Há pais que julgam que os comportamentos que têm em casa não influenciam o futuro dos filhos. Pensam que basta dizer as palavras certas nos momentos adequados para que os descendentes saibam fazer as escolhas correctas nos momentos que as exigem, sem pararem para pensar em tudo o que viveram com os pais. Uma espécie de “faz o que te digo, não faças o que eu faço.”

Porém, a verdade é que os filhos têm quase sempre os pais como termo de comparação. Aquilo que se vive em casa acaba por ser visto pelos filhos como algo correcto, justo e que deveria acontecer em todo o mundo. Para o bem, e para o mal, os comportamentos dos progenitores acabam por marcar as suas vidas. De acordo com um estudo, pais sexistas podem influenciar as ambições profissionais das filhas. Pode ler-se que pais com ideias igualitárias sobre género têm filhas com maiores ambições na carreira.

Será por causa disto que (ainda) existem tantas mulheres/pessoas que acham muito bem que os homens tenham um ordenado mais elevado do que o de uma mulher que ocupe o mesmo cargo? E será por causa do que vivem/aprendem em casa que ainda existem muitos homens que sentem vergonha por terem um ordenado mais baixo do que o da mulher? Podem parecer pensamentos do século passado mas ainda há muita gente a pensar desta forma.

33 comentários:

  1. Os pais são quase sempre o termo de comparação como dizes , podia-te citar tantos exemplos uns positivos outros negativos.
    Essa de homem e mulher se diferenciarem pelo ordenado até eu que não sou moderna nunca compreenderei. E ás vezes penso que os valores, nesse campo em vez de progredirem , até regrediram infelizmente.

    ResponderEliminar
  2. A máxima:"Faz o que eu digo, não faças o que eu faço", nunca se ouviu na minha casa.
    Os exemplos são muito importantes para uma personalidade que se está a formar.
    Somos os espelhos dos nossos filhos.

    ResponderEliminar
  3. É uma grande verdade!!!
    Muitas vezes as crianças crescem e seguem o modelo dos pais, vivendo e comportando-se conforme o fizeram os pais!
    Há tambem as exceções em que quando crescem afastam-se completamente daquilo que vivenciaram e tomam uma consciencia completamente diferente.
    :)

    ResponderEliminar
  4. As mentalidades e valores sociais nãoandam à mesma velocidade das tecnologias.

    Somos humanos e há coisas que parecem estar nos genes, como estas.

    Tradições milenares que não se perdem em pequenas décadas.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Eu podia dissertar dois livros sobre o assunto, mas resumidamente:

    -Somos uma democracia jovem;
    -O "25 de Abril" (a revolução entenda-se) foi SÓ em 1974;
    -Tudo o resto são consequências desse facto, o "sangue latino" parece que impede a inteligência de se desenvolver e basta ver a História, os grande "crânios" poucos ou nenhuns são latinos ou dessa descendência, sim, resumo tudo à falta de inteligência!

    ResponderEliminar
  6. Posso dizer-te que sou Educadora e através de muitas crianças, consigo perceber a mentalidade que têm em casa...e há cada história!!!

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. São pensamentos bem sexistas! Realmente o que nos transmitem em casa tem influência na pessoa que tu ambicionas ser no futuro. Mas posso-te dizer que a minha família era muito tradicional, no sentido de que a minha mãe sempre trabalhou em casa (não porr opção dela) e o meu pai é que levava o salário. Mas independentemente disto sempre me fizeram ver o quão importante seria para mim tornar-me uma pessoa independente, autónoma, capaz de gerir os meus próprios rendimentos sem estar dependende de um homem. Nesse sentido fui uma sortuda :)

    ResponderEliminar
  8. A educação é uma pedra basilar do crescimento, como tal tem a sua dose (grande) de influência nos comportamentos futuros.

    Fui bem educado, mas acho mal as mulheres ganharem mais que os homens eheheheheh

    ResponderEliminar
  9. Ainda existe muita gente a pensar assim. E se a mulher estiver num cargo com maior visibilidade, provavelmente a primeira coisa que vão pensar é que não está lá por mérito, mas por outro facto qualquer, que não preciso de mencionar, certo?
    Nos dias que correm já era de esperar que essa mentalidade tivesse evoluído.

    ResponderEliminar
  10. Há muitos pensamentos desviantes, conceituosos e antiquados. Por isso é mais fácil publicar leis do que mudar mentalidades!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  11. Aqui em casa nota-se a diferença de como tratam o meu irmão em relação a mim,nada a ver...

    ResponderEliminar
  12. Sem dúvida, as crianças aprendem por imitação, e estruturam muitos dos seus comportamentos e uma boa base de quem são, em tenra idade, sendo profundamente influenciados pela estrutura familiar. Infelizmente ainda estamos a 2 ou 3 gerações de começarmos a encarar a igualdade de géneros de forma mais pacífica.

    ResponderEliminar
  13. Aqui em casa a filha e os dois filhos são tratados, educados da mesma forma. E todos colaboram nas tarefas domésticas!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  14. Nesta casa as miúdas já aprenderam que não há "coisas" para meninos e "coisas" para meninas. Aplico isto às filhas e aos 5 sobrinhos machos.Mas isto sou eu que mais facilmente mudo um pneu do que faço um tacho de arroz :)

    ResponderEliminar
  15. O meu ex-namorado confessava que sentia que eu ia ser sempre melhor sucedida do que ele e que não se sentia bem com isso. Em casa a mãe vivia em eterna gratidão em relação ao padrasto dele - a quem sublinhava que o meu ex-namorado devia tudo, inclusive o facto de ter tirado um curso superior - e que lhe disse a ela, quando casaram, que não precisava de trabalhar mais porque ele ganhava bem para sustentar a família (ela e os dois filhos que já tinha). Ela era uma excelente pessoa, tenho uma enorme admiração por ela, mas quem sabe se o que escreves não faz um sentido tão evidente nesta história e nas concepções que o meu ex-namorado acabou por formar de que o homem deve ser sempre profissionalmente superior à mulher.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mal do homem que deixa isso interferir com os sentimentos e perder uma grande mulher por pensar assim.

      Eliminar
  16. Enquanto tiveres uma mãe que perante 2 filhos, rapaz e rapariga, lhes dá coordenadas educativas diferentes (ex:.ela aprende a cozinhar, passa a ferro, ele põe a mesa e as vezes arruma o quarto), nada muda.

    ResponderEliminar