28.12.12

verdade ou mito?

Um dos maiores mitos em torno de uma relação é a famosa crise dos sete anos. Por um lado, há quem defenda que esta crise só é válida aos sete anos de casamento. Por outro, existem aqueles que dizem que ocorre sempre uma crise aos sete anos de relação e que é a maior prova que o casal ultrapassa ao longo do namoro. Isto é verdade? Ou será um mito?

51 comentários:

  1. hummm...podem ser apenas coincidências! eu namorei 5 anos não deu para ver se existiria crise de 7 anos de namoro, mas estou casada há 8 e a verdade é que desde o 7º ano de casamento que tenho tido "crises"...
    :)

    ResponderEliminar
  2. Não sei... apenas acredito que as relações se devem alimentar diariamente caso contrário... definham... também sei que com o tempo acusa-se algum desgaste devido ao cansaço pessoal... profissional... somos humanos não de ferro e nem sempre nós lembramos de "alimentar" as relações... e por vezes apenas tomamos deciso~es ainda que não conscientes... deixamos de "alimentar" só pq sim!

    ResponderEliminar
  3. Eu e o meu homem já estamos juntos à 10 anos e não houve crise nenhuma! Assim sendo penso que cada um faz as suas verdades e constrói os seus mitos.

    ResponderEliminar
  4. Crises é o que não falta numa relação...

    ResponderEliminar
  5. Ui as crises começam aos 3 meses e depois é sempre a rolar. Não acredito que exista um timming, podem existir algumas coincidências que de facto façam acreditar que pode haver algum tipo de ciclo. Mas, acredito, que ao fim de muito tempo de namoro muita coisa se altere e seja natural existirem crises. (pode ser aos 3,7 ou 10 anos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As crises fazem parte do percurso a dois. Depois, cada qual sabe como lida com os mesmos. Se os enfrenta ou se foge deles.

      Eliminar
    2. essa do foge deles foi bem lançada :D

      Eliminar
  6. Mito, isso pode acontecer a qualquer ano, mês, dia, hora, minuto, segundo... É mais provável acertar no fim do mundo, e olha que eles não andam com sorte...

    P.S.Porque raio é que o tema Amor anda a rondar a blogosfera? A contar com o teu e o meu blogue já vi uns 12 blogues a faalar de amor.... o final do ano traz primavera? Esta é nova...

    DESBOCADO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas conheço muitas relações que acabaram aos sete anos :)

      Como dizia a minha professora de inglês na faculdadade... "quando chegar a mating season"

      Eliminar
  7. Acho que é mito... 10 anos de namoro e ao 7º não notei nada. lol

    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. ...nhummmm....acho que é sinceramente um mito, se bem que comigo foi mesmo isso que aconteceu...os 7 anos foram a altura em que a relaão terminou..mas os sinais de crise na relação estavam lá todos muito antes:) nós é que não queremos ver ás vezes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser uma coincidência mas há muitas relações que quebram nessa data :)

      Eliminar
  9. Namoro há quase oito e nunca tivemos crises. Acho que isso varia muito de casal para casal. Podemos antes falar de crises existenciais (ou melhor dizendo, teimosia e mau feitio! )... se formos por aí terei crises de sete em sete dias, ou de sete em sete horas, ou de sete em sete minutos... =P
    A vida está cheia de mitos e cabe-nos a nós quebrá-los! ;)*

    ResponderEliminar
  10. Há crises todos os anos ... e se não for todos os meses, já é com muita sorte!

    ResponderEliminar
  11. Acho que isso varia de casal para casal.

    ResponderEliminar
  12. Mito.
    Todos os casais vão tendo crises que vão ter de resolver se querem continuar a ser casais.
    Acho uma excelente questão e ainda bem que a colocaste. O "Viveram felizes para sempre" não existe. O casamento tem de se construir e reconstruir a cada dia, a cada semana, a cada ano. O tempo desgasta as relações e é preciso querer, para resolver crises que vêem ser hora marcada.
    Volto a dizer: Mito.
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  13. Andas a fazer perguntas muito complicadas!! eu na minha relação tinha crises todos os anos, por isso...

    ResponderEliminar
  14. Mito. Como já disseram as crises aparecem sem data marcada, cabe ao casal ultrapassa-las. Se há coincidência de que os que chegam aos 7 anos com muitas crises já estarem cansados ou não, não sei. Mas também quem já tem muitas crises acumuladas não deve ser bom sinal. O segredo é comunicar e resolve-las logo, isto para mim.

    dreamerthing.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Mito ou não, com altos e baixos, o meu relacionamento acabou aos 7 anos!!! E esta hein?

    ResponderEliminar
  16. eu não sei, andas com perguntas complicadas, mas conheci muitos casos, conheci, mas pode ser só coincidência. :D

    ResponderEliminar
  17. Além da crise dos 7, também já ouvi falar da dos 3...
    Acho que ao longo de qualquer relação existem sempre crises, independentemente da duração da mesma. Cabe ao casal saber ultrapassá-las da melhor forma. Saber lidar com defeitos e feitios, fazer cedências e compreensão mútua são algumas das chaves para que não existam tantas crises, digo eu... ;)

    ResponderEliminar
  18. Quanto a mim e já disse isto noutro lado os 1ºs anos de relacionamento são os mais complicados e não sei se são 7 se 3 tudo depende e nem tem nada a ver com o casamento de papel passado, mas na vida a dois. Tirando o 1º ano que é um ano de ilusão...de paixão, de não ver o outro como é mas como se quer.Depois de ultrapassar esse tempo, as crises podem existir em qualquer altura sem data nem hora marcada , quanto a mim, não é ciclico não é como a História e a a Economia porque se trata de sentimentos, de vidas de seres humanos e não de coisas. Sentimentos têm de ser alimentados e revigorados dia a dia sem prazo de validade.Terminam quando as coisas não se conjugam e pronto. Há sempre que fazer para que isso não aconteça simplesmente.. Para mim isso dos anos dos relacionamentos são mitos! :)

    ResponderEliminar
  19. Não sei se é mito, mas a minha ex-relação foram sete anos também... Nem sabia disso qdo uma prima minha me disse que o namoro dela tb durou sete anos.
    Demasiada coincidência, é verdade... :(

    ResponderEliminar
  20. Verdadinha!!
    A minha primeira relação terminou ao fim de 7 anos; o meu segundo namorado esteve casado 7 anos, uma amiga minha também terminou a relação aos 7 anos, e conheço mais casos de pessoas conhecidas...portanto, não querendo generalizar,também não acredito na aleatoriedade dos casos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço casais que já perguntam a outros o que aconteceu aos sete anos. Para saber se é mesmo um mito ou não.

      Eliminar
  21. Pelas estatísticas do INE, parece-me que esses sete anos passaram para quatro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com a situação que vivemos não me admira que as rupturas dos casais ocorram cada vez mais cedo.

      Eliminar
  22. Creio que seja mito, mas a minha anterior relação evaporou-se aos 7...

    ResponderEliminar
  23. Eu diria que o "problema" (a crise) não está nas relações mas sim nas pessoas. No que elas querem ou deixam de querer. No que elas desejam ou não desejam mais. Seja ao fim de 3, 5, 7... anos... ou meses. Não há data marcada... mas em alguns (muitos) casos, deixa marca. :)

    ResponderEliminar
  24. Apetecia-me chegar aqui e ter o que comentar.

    ResponderEliminar
  25. Tretas, diria eu.

    Perder tempo a pensar nisso pode levar a que realmente aconteça!

    ResponderEliminar