18.12.12

um dia vou achar que estou louco. hoje é o dia.

Serei parvo? Louco? Mal-educado? Ou será que vivo num mundo só meu onde aquilo que considero normal é na realidade muito fora e aquilo que defendo ser patético é na realidade regra geral e aquilo que todos deviam fazer? Não sei... estou baralhado.
 
Enquanto jornalista tenho que ser desenrascado. Seja na procura de fontes para uma história, na elaboração de um artigo, na preparação para as entrevistas ou mesmo no local onde as faço.
 
Já entrevistei pessoas em carros, em bancos de jardim, na rua, em cafés, estúdios e em quase todos os locais que possam imaginar. A minha regra é apenas uma: que o convidado se sinta confortável para dialogar comigo e que o local seja do seu agrado. Posso estar desconfortável, mas eu não importo para nada. Quem manda é o convidado. Isso é que me interessa.
 
Hoje, calhou-me entrevistar uma pessoa numa esplanada com vista para o mar. Aquilo que tinha tudo para ser o final de tarde perfeito. Como a temperatura não era a melhor, optamos por falar no interior do bar, onde nos aquecemos com bebidas quentes que acompanharam a conversa. Estávamos apenas nós (eu e o entrevistado) e um casal mais velho, sendo que a mulher lia um livro em voz alta ao marido.

Além disto, a música tocava alto, como é normal nestes locais, e algo que o meu gravador felizmente consegue contornar. A conversa desenrolava-se de forma natural quando a senhora decidiu interromper a entrevista, de forma inesperada.
 
"Podem falar mais baixo. Estou a ler", disse, para meu espanto. É preciso uma grande lata e não ter vergonha na cara. Isso ou gostar de atrapalhar os outros. É verdade que a opção de entrevistar alguém numa esplanada foi minha e do convidado. Como tal, seria incapaz de pedir para baixarem a música ou exigir silêncio. Mas, como é que me podem pedir para falar mais baixo quando estão a falar muito mais alto do que eu e quando a música toca num tom ainda mais elevado do que as próprias vozes. Já para não referir que se trata de um espaço propício a tertúlias.
 
Um dia vou achar que estou louco. Vou pensar que sou o único a andar no sentido inverso do mundo. Vou acreditar que tudo aquilo de errado que me acontece é na realidade um problema dos meus olhos e da minha percepção. Hoje é o dia.

46 comentários:

  1. Credo como é possível.. estas pessoas não tem mesmo noção...

    kisses***

    ResponderEliminar
  2. Tinhas que responder "poder até podia, mas depois o meu gravador só capta a senhora a ler e o entrevistado é este senhor, percebe? obrigada por compreender". Que lata suprema.

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei nisso mas depois dava início a algo que não queria. Olhei para a senhora durante dois segundos e continuei o que estava a fazer.

      Eliminar
  3. Desculpa... mas ainda tenho o sorriso na cara provocado por esta mensagem!!! :P Porque estas coisas da vida simplesmente deixam-me sem reação, sem saber o que dizer, sem saber o que fazer... e provavelmente teria ficado com cara de parva a olhar para a senhora simplesmente a rir, pois ha comportamentos de alguns seres humanos que nos fazem mesmo acreditar que estamos no lado inverso da vida, só pode!!! :P Mas também podes imaginar que era a senhora que estava do lado inverso da vida, estava de tal modo dentro da história que lia que nem se apercebeu onde estava... :P Deixa lá, terás melhores motivos para ficar louco neste mundo!!;) eheheh

    ResponderEliminar
  4. Que lata! Com essas pessoas, o melhor é mesmo ter a mesma lata e responder de volta, senão não aprendem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preferi ignorar. Por mim e pelo convidado que ficou espantado a olhar para a senhora.

      Eliminar
  5. E não respondeste? Eu respondia...perante coisas desse género não me calo, sai-me logo! Olha perguntava algo como : Mas os direitos de admissão nesta esplanada não são iguais?
    Porque será que as pessoas pensam sempre que quem está mal é o outro? Eu bem digo o pessoal não anda bem, aí não anda não...arranjam desculpas de tudo e nada para implicar com os outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muita coisa que lhe podia ter dito mas optei por não o fazer.

      Eliminar
  6. Um casal mais velho... Problemas auditivos suponho! Para além duma enorme falta de senso comum. Confere, são os dias de hoje!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O homem ficou sem reação a olhar para a mulher! Até parecia que tinha medo dela.

      Eliminar
  7. Ola homem sem blogue. A minha mana pediu um presente para ela porque os meus pais nao tem dinheiro para o comprar. Vais mesmo dar-lhe-o?

    Beijinhos catarina*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina. A tua irmã enviou-me email?

      beijos

      Eliminar
    2. sim, mas ela diz que os presentes que vem nas cartas nao vao para as casas das pessoas :(

      Eliminar
  8. É preciso ter lata....

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Há pessoas que vivem para infernizar a vida dos outros.

    ResponderEliminar
  10. Lata mas lata! Acho que também ficava de bica aberta a olhar para ela...enfim...

    Coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi como fiquei. Até hoje só perdi a cabeça uma vez com uma pessoa mais velha. E não me arrependi.

      Eliminar
  11. Sabes quando a história é tão surreal que se torna engraçada? Deixaste-me a rir deste o momento que li: "Podem falar mais baixo. Estou a ler".

    Um dia tens histórias suficientes para um livro divertido, isso sim. Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  12. ¨Um dia vou achar que estou louco. Vou pensar que sou o único a andar no sentido inverso do mundo. Vou acreditar que tudo aquilo de errado que me acontece é na realidade um problema dos meus olhos e da minha percepção.¨

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há dias assim. Em que me sinto parvo e que julgo que na realidade eu é que estou mal. Que me devia juntar ao cardume e seguir com eles.

      Eliminar
  13. Não estas louco.As pessoas é que não têm o minimo de noção...

    ResponderEliminar
  14. Sinceeramentee nem dês importância a esse episódio...concerteza a seenhora estava num mau dia e de ecrta forma foste o "saco de boxe" dela :)

    Ao menos conseguiste aproveitar a vista para o mar? a mim esse cenário acalma-me sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mau porque a senhora percebeu que a conversa estava a ser gravada. E isso é ridículo.

      Claro que aproveitei. Vi o pôr do Sol e ainda bebi um belo chá :)

      Eliminar
    2. Vês? Há sempre coisas boas...um belo chá e o pôr-do-sol, combinações simples e perfeitas :)

      Eliminar
  15. se estás louco eu partilho da tua loucura...
    Parece que vivemos rodeados de pessoas como essa senhora, e são tantas e tantas que começamos mesmo é a duvidar que quem é louco somos nós mesmo...(mas keep calm, que estamos bem sãos da mente ;) )

    ResponderEliminar
  16. O meu dia já chegou há muito tempo :)

    ResponderEliminar
  17. não és louco, mas são num mundo de loucos... e acredita que há mais como tu! :)

    ResponderEliminar
  18. Com o avançar da idade alguns comportamentos tambem deveriam "avançar" e nao "regredir". fizeste bem em nao retorquir ois bem sabes que nao irias emendar nada e so iria gerar conflitos. Ha que ter paciencia com os velhos mal educados. Apenas porque sao velhos. bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso acho que a mulher quis apenas dar nas vistas. Mas não lhe disse nada por isso mesmo que referes. Ia partir para uma discussão sem qualquer lógica.

      beijos

      Eliminar
  19. Não te sintas mal. Tem vezes q sinto q a louca sou eu mas depois percebo que loucos são aqueles que não se conseguem adaptar às pessoas, locais e situações...Que esperam sempre que sejamos nós a fazê-lo. Nádia

    ResponderEliminar