17.12.12

bom? sou o melhor!

“A antiguidade é um posto”, é um dos mais famosos provérbios ditos pelo povo português. Esta frase é ainda uma muleta para muitas pessoas. Sobretudo incompetentes e limitados. Indivíduos sem a menor vontade de evoluir na carreira e, porque não, na vida e em tudo o que fazem. Em vez de assumirem os erros para corrigir essas mesmas falhas apoiam-se nestas palavras para tentar esconder aquilo que é evidente e que está aos olhos de todos.
 
“Estás a errar. Isso não é assim, repara nisto, que está bem feito”, diz-se a uma dessas pessoas, que podem ser apelidadas de antigos dos bons. “Eu? A errar? Não seja tolo. Eu já aqui ando há muito tempo. Antes de fazer isto já eu fazia. Por isso eu é que sei e eu é que sou bom. Aliás, sou o melhor”, respondem, usando aquilo que para eles é um certificado de autenticidade e qualidade. Mas será que é mesmo assim?
 
Será que o simples facto de eu fazer algo há mais tempo do que alguém significa que seja melhor do que essa pessoa? Que seja superior? Que lhe tente passar um atestado de estupidez? Que tente “tapar o Sol com a peneira”, recorrendo a outro ditado popular, para esconder aquilo que me limita e que apenas eu não percebo como sendo uma limitação.
 
Mantendo ainda o registo dos provérbios e palavras históricas, “os cemitérios estão cheios de pessoas insubstituíveis”, é uma frase que se adequa a este tipo de pessoas. E se é verdade que ninguém é insubstituível, é igualmente um dado adquirido que a antiguidade não é sinónimo de melhor qualidade em relação aquilo que é mais recente. Por mais que se tente vender outra ideia, algo mais recente pode ter uma qualidade muito maior do que algo mais antigo. E só não vê isso quem não quer. Até porque, e concluo com outras palavras sábias que aprecio sobremaneira, “o pior cego é aquele que não quer ver.”
 
 

24 comentários:

  1. Concordo contigo mas existem certas criaturas que até o merecem...

    DESBOCADO!

    ResponderEliminar
  2. ainda no outro dia passei por uma situação assim... um dinossauro, no seu posto, atirar sobre uma mais nova que já tinha muitos anos daquilo e não ia errar... mas de facto errou. Mas recusou-se a pedir desculpa!

    ResponderEliminar
  3. eu trabalho com uma senhora que tem mais 30 anos de casa que eu..mas eu nao acho que seja melhor que eu e a mim faz-me a vida negra e todos os dias me manda bocas...eu com ela nao aprendo nada de novo apenas manhosices...mas eu no trabalho gosto de ser profissional...mas os patroes desculpam sempre a senhora a dizer que devemos descontar por causa da idade...eu com quase 40 anos gosto de aprender e manter-me actualizada. e se de mim exigente profissionalismo por nao exigir da senhora que acha que é melhor que todos que por ali passam. Eu gosto de trabalhar mas sinto-me numa prisao actualmente :( beijinho e desculpa o desabafo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse tipo de comportamento só revela que ela sabe que és boa no que fazes. Como tal teme que tenhas um maior destaque na empresa. É isso que a assusta.

      A ti, digo-te para não esmoreceres. Tu estás bem. O comportamento a seguir é o teu. Não deixes que te convençam do contrário.

      Não tens que pedir desculpa por nada. Gosto imenso destes momentos que me dão a oportunidade de ser útil em algo.

      beijos

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Eu penso assim. Em certos casos tento fazer com que a pessoa perceba que está a errar.

      Eliminar
  5. Acho que as coisas não se misturam, o novo e o antigo devem conjugar-se :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E dizer isso a um velho (que áté pode ser novo) que se acho o maior? É uma complicação.

      Mas estás certa :)

      Eliminar
  6. A prática aperfeiçoa aqueles que se querem aperfeiçoar, quem acha que por ter tempo de casa é porque já aperfeiçoou tudo o que havia a aperfeiçoar é porque nunca fez muita questão de ser bom. Pensamento complexo? Eu acho que é até bastante simples.

    Achar que não temos mais nada para a aprender é o caminho para a ignorância. Tenha-se a idade que se tiver, os anos de casa que se tiver.

    Boa semana*

    ResponderEliminar
  7. Não sou própriamente uma rapariga nova, estou a meio da jornada, vivo esse conflito diáriamente. De um lado "os miúdos" que julgam que já sabem tudo, do outro "os mais velhos" que estagnaram no tempo, envelheceram, mas não aprenderam, nem evoluiram. Quando olho para eles, só me consigo lembrar do esquilo da Idade do Gelo, congelado e com os olhos fitos na bolota...é assim que eles vêm os dias passar...congelados com os olhos fitos na reforma, nem trabalham, nem deixam trabalhar...às vezes é um desespero para quem (como eu) quer trabalhar e faz do seu dia a dia um encontrar de soluções e não passar a vida a tropeçar em entraves causados por egos do género "Eu é que sei!"

    Quando cruzarem com um desses um conselho:
    Lembrem-se do esquilo...assim não se deixam enervar e ainda se riem por cima:)

    Jinho

    Jinho

    ResponderEliminar
  8. Também gosto muito da mentalidade de quem não tem estudos e já tem alguns anos de experiência que critica todos os que têm estudos e pouca experiência. Para eles a experiência é que conta, nos livros não se aprende nada!
    Aqui para as minhas bandas há muita gente assim, especialmente pequenos empresários que não têm estudos e depois não querem contratar quem os tenha...se calhar por terem medo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por medo e porque um licenciado sai mais caro. Esse é um dos nossos problemas. Passamos anos a estudar para ouvir dizer que não temos experiência para o cargo ou que não nos podem pagar o que merecemos...

      Mas tens razão. Há medo.

      Eliminar
  9. É tão subjectiva esta questão...eu dou muito valor à experiência e ao "saber temporal", e na capacidae de nos aperfeiçarmos mesmo em algo rotineiro que já fazemos á algum tempo. Mas se há coisa que aprendi nos últimos tempos é que ninguém é insubstituível! E por outro lado independemntemente do nosso conhecimento e experiência todos os dias temos algo de novo a aprender, situações novas em que temos de ser ágeis na nossa capacidade de resposta..e até mesmo inovadores :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém é insubstituível. Nem aqueles que se acham os maiores do mundo.

      Eliminar
  10. A antiguidade só era um posto há muitos anos mas os tempo mudaram e com elas as mentes deviam ter evoluído pensava eu... Cada um sabe o que sabe e é competente por aquilo que assimilou e que demonstra no dia a dia e não pela antiguidade que têm num posto de trabalho. Anos dão sabedoria? A alguns acho que sim, a outros nem numa vida inteira aprendem.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  11. Aprecio muito a sabedoria popular e estas expressões e vou acrescentar mais uma: " em terra de cegos, quem tem olho é rei"

    ResponderEliminar
  12. O novo é bom porque vem cheio de sangue na guelra e ideias novas mas o velho tem a experiência do seu lado; se bem conjugados ambos o resultado é o sucesso.
    No entanto vejo "novos" desrespeitadores e "antigos" que cristalizaram no tempo...

    ResponderEliminar