28.11.12

jota ou jê? prefiro a boa educação


Uma das coisas que mais me irrita na minha profissão é a obrigação de falar ao telefone com pessoas que não gostam de falar ou telefone. Ou que não sabem falar ao telefone. Ou que são mal educadas. Ou que acordaram com os pés fora da cama. Ou outro motivo qualquer que desconheço mas do qual não tenho culpa.

Acabo de viver um momento desses. Como se isso não bastasse ainda me deu uma aula, dando a entender que cometi o pior erro do planeta e que milhões de inocentes vão morrer por causa do meu erro. “Não se diz jota, diz-se jê”, disse-me ao que acrescentou aquele "enfim" que tem como objectivo único revelar que o professor é o ser mais inteligente de sempre e que o aluno é o burro mais ignorante da história. Segundo pesquisei, realmente a pronúncia correcta da letra J é jê. Mas, eu digo jota (assim fui ensinado) e acho que não vem mal nenhum ao mundo por causa disso. Agradeço o facto de não estar próximo da pessoa pois palpita-me que teria levado chibatadas pelo erro que cometi.

Mas, o meu erro e a aula ministrada nem foi o que mais me irritou. Foi mesmo a má educação ao telefone. Sobretudo porque foi um telefonema profissional que me obrigou a ser educado e a sorrir. Será que custa assim tanto ser bem educado ao telefone e dar aquele tratamento que gostamos de receber quando somos nós a ligar para alguém? Ou será que isto é pedir muito? 

45 comentários:

  1. entre ontem e hoje, a minha vida tem sido aturar as birras dos outros, ao telefone!

    ResponderEliminar
  2. Sei o que te queixas.... muitas vezes sofro do mesmo!

    ResponderEliminar
  3. Odeio falar ao telefone e quando estava a trabalhar era o prato do dia. Pessoas mal humoradas, com maus modos, e muitas dessas pessoas com quem falava eram jornalistas.

    le-laissez-faire.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reveolo-te que uma mulher de uma agência de comunicação deu-me os parabéns ao telefone por ter falado com ela durante muito tempo. Ouvi tudo o que me queria dizer e ajudei no que consegui. Disse-me que os jornalistas não têm paciência mas que eu tinha tido. E é isso que faço sempre que o telefone toca.

      Eliminar
    2. És um caso raro, porque anda aí muito jornalista antipático. Posso dizer que a maioria dos jornalistas com quem tenho falado ao longo dos anos são antipáticos. São raros aqueles que estão com bom humor e dispostos a ouvir. No entanto, também é importante referir que é preciso ter muitaaaa paciência para aturar os consultores de comunicação...autênticas chagas!

      le-laissez-faire.blogspot.pt

      Eliminar
    3. Pois há. Sou jornalista mas dou-te razão. Sim, há pessoas que enviam emails com aviso de recepção e ligam para saber se foi entregue. Mas, mesmo nesses casos sou simpático.

      Eliminar
  4. Uiii, não sou fã de atender telefones, mas calha-me todos os dias...
    Agora essa do "jê" é que me parte toda. Se disseres "jê", mais de 90% das pessoas vão pensar que te estás a referir ao "guê", a não ser que sejam professores... ;)

    ResponderEliminar
  5. Está na moda ser mal educado. Mas também acho que depende um pouco da natureza dos telefonemas, há alguns maçadores. Hoje em dia somos tantas vezes incomodados com promoções disto, divulgações e inquéritos do outro que a nossa postura se altera um pouco. Menos paciência eu acho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este não foi nada maçador. Acredito que o momento fosse mau para a pessoa mas eu não tenho culpa do que lhe possa ter acontecido.

      Eliminar
  6. Eu digo JOTA!!
    Fui assim ensinada.
    E tambem recebo telefonemas, em que apetece mandar aquele "sitio". Como se a culpa do mundo fosse minha.

    ResponderEliminar
  7. Para algumas pessoas esse grau de educação custa imenso e infelizmente mesmo que não queiramos levamos com a má eduacação, a presunção e arrogância!
    Mas olha eu também digo JOTA e mais te digo...o Q eu digo "QUE" de qua qua, para não haver enganos :)

    ResponderEliminar
  8. Detesto gente que adora passar "atestados de estupidez" aos outros só porque sim!
    Eu também dito "jota"!

    ResponderEliminar
  9. Olha, também fui ensinada a dizer jota. Ainda bem que o telefonema não foi comigo senão também teria levado chibatadas!
    Também odeio pessoas mal educadas que nos falam como se fossemos traste se só eles os donos da verdade...
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só não desliguei por ser profissional. Senão nem o aturava.

      Eliminar
  10. Haja paciência para falar com certas pessoas ao telefone. A verdade é que muitas delas só o fazem desta forma, pessoalmente não tinham coragem.
    Eu aprendi a dizer "jota" e não "jê", tal como aprendi a dizer "éme" e não "mê" / "éne" e não "nê" / "ére" e não "rê" ;)

    ***

    ResponderEliminar
  11. Também sempre ouvi dizer "jota"...
    Infelizmente, boa educação é pedir muito a demasiada gente por aí. Pena ter sido um telefonema profissional. Caso contrário também lhe respondias à letra, não? ;)

    (atenta no meu jogo de palavras... não é para qualquer um... ahahahahaha!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom :)

      Se não fosse profissional, ficava a dar a aula para o boneco.

      Eliminar
  12. A educação ou se tem ou não e há maneiras e maneiras de dizer as coisas. E nesses momentos como o que relatas, só me incomodam as coisas e as pessoas que valorizo, quanto ao resto entra por um ouvido e saí a cem à hora pelo outro.:)

    Eu digo "Jota" e se me contrariassem explicava bem a essa pessoa porque o faço. Ou alguém pensa que é detentor da verdade absoluta? Arrogância é que não.
    Uma bom dia para ti!:)

    ResponderEliminar
  13. Jê?!?!?!? Nunca tal ouvi! Viva o JOTA! Além de que, ao dizermos a abecedário, não dizemos ,a,bê,cê,dê,e,efe,guê, agá, i, jê!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Só erra quem está a aprender. As retificações são sempre bem vindas desde a hora que sejam construtivas e não para denegrir ou inferiorizar o outro. A propósito...eu também digo "jota" ;)

    ResponderEliminar
  15. Isso acontece imensas vezes! A boa educação parece que tem andado desaparecida nos últimos tempos!

    Também prefiro lidar com pessoas bem-educadas, mas depende muito da sorte! :) Enfim, é o que temos!

    ResponderEliminar
  16. Jê??? sempre disse Jota, sempre vou dizer Jota.

    ResponderEliminar
  17. Então como é que é o alfabeto? Podes partilhar onde descobriste, na tua pesquisa, que em português a letra J se deve pronunciar "Jê"?
    Estás a abalar anos de convicções minhas...
    Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pipa.

      Foi aqui http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=1296

      Mas eu continuo a pertencer à team jota

      Eliminar
  18. Ola

    Desculpem la mas eu na escola aprendi das duas formas!
    Sendo que quando aprendemos o alfabeto era o "Jê" que se cantava, mas mais para a frente aprendemos que tambem podiamos dizer o Jota!!!
    Olha queres ver qua a senhora professora não era boa!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha professora ensinou-me a dizer Jota. Quando a vir vou questionar :)

      Eliminar
  19. mas onde viste isso? segundo o dicionário que eu consultei, jota é j e g é gê ou guê (eu fui ensinada a dizer gê). j ser jê nunca ouvi, até porque isso implicaria soletrar o meu nome de uma maneira completamente diferente! ehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi aqui http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=1296

      Para mim será sempre jota :)

      Jêoana

      Eliminar
  20. Também não suporto esse tipo de pessoas que quase é preciso tirar letra a letra cada palavra que dizem. Eu sou o oposto! Falo, falo e tenho sp assunto. Se entrasse nessa luta do "jê" e "jota" iria calar-me e iria ter com pessoas ligadas à literatura e ex-professoras universitárias com um bom léxico gramatical muito bom. Quando n sei questiono e dps dou resposta, na brincadeira. :D
    Eu aprendi "jota". E agora fizeste lembrar uma amiga que andou a implicar comigo sobre as rotundas, como se deveria circular. Ela insistiu, insistiu (e mal). Fui ao livro de código, consultei internet e o meu afilhado que tirou carta há um ano e pouco e depois enviei email. Resposta? Zero. :P

    Olha, diz para ele/ela ver a "Rua Sésamo" que aprende bem o abecedário. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso das rotundas dá sempre discussão. A maior parte das pessoas não sabem como circular :)

      Eliminar
  21. Eu já trabalhei na area da investigação e tinha que fazer entrevistas telefonicas e não seria um dia normal se não houvesse uma situação dessas de má educação. Deves calcular o que uma entrevistadora sofre :(
    Sempre disse jota, fiquei a aprender!

    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem quero imaginar aquilo por que passaste...

      Não mudes. Mantém-te na equipa Jota :)

      beijos

      Eliminar