22.11.12

és apenas uma sombra do que eras

Poucas coisas permanecem imutáveis ao longo dos anos. Para quase tudo, o passar do tempo é sinal de mudança. Em alguns casos, a troca significa uma evolução. Noutros, a modificação é para pior. Em situações extremas, a mudança apaga aquilo que em tempos foi maravilhoso.
 
A Costa de Caparica é exemplo de uma mudança que transformou um vasto número de ruas numa mera sombra daquilo que um dia foi o local onde as famílias se reuniam. Felizmente, faço parte de uma geração que não nasceu num centro comercial. Quando era miúdo, existia apenas o Amoreiras Shopping Center, local que visitava ocasionalmente para comprar roupa e para saborear os deliciosos hambúrgueres do Garden Burguer, que ainda existe e que serve os melhores hambúrgueres que já comi.
 
Como tal, grande parte dos meus fins-de-semana eram aproveitados para passear na companhia dos meus pais e da minha irmã mais velha. O destino era quase sempre o mesmo: Costa de Caparica. Pela proximidade geográfica e por ser um local de que gostávamos muito e onde costumávamos fazer praia.
 
Recordo-me dos diversos passeios efectuados na Rua dos Pescadores onde um simples passo correspondia a uma aventura. Eram tantas pessoas naquela mítica artéria que atravessa-la de uma ponta à outra era uma espécie de gincana. Recordo-me das ruas cheias de gente. Das lojas cheias de clientes. Do salão de jogos a rebentar pelas costuras. Da janelinha, a meio da rua, onde se vendiam os churros de que tanto gostava. Das pessoas que vendiam tudo e mais alguma coisa na rua e recordo-me ainda do meu cão, pois foi na Rua dos Pescadores que foi comprado.
 
Assim era a Costa de Caparica. Este agradável movimento perpetuava-se no calçadão onde existia o afamado restaurante Barbas e também na pequena feira que existia e naquilo que podia ser chamado de centro comercial na altura. Um espaço de dois andares com algumas lojas. Esta era a Caparica que conheci. Da qual aprendi a gostar e onde gostava de ir passear ao fim-de-semana.
 
Agora, cerca de dez ou quinze anos depois, nada disto existe. A Caparica que conheci, morreu. As ruas apinhadas de gente estão desertas. As lojas sempre cheias contam os longos minutos para que chegue um cliente. No salão de jogos que estava sempre lotado vê-se apenas a empregada que aproveita a ausência de clientes para fazer o buço sentada nas escadas. O tal centro comercial está quase ao abandono e grande parte das lojas que conhecia já desapareceram. Existem estabelecimentos que até avisam que só reabrem em Março ou Abril do próximo ano. Esta é a Costa de Caparica dos dias de hoje. E que saudades tenho da que existiu no passado. Será que ela ainda volta?
 
 

28 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Vivi na Costa na Caparica 32 anos. Só o ano passado é que me mudei, e mesmo assim não mudei para longe, estou "ali ao ladO". E concordo contigo. A Rua dos Pescadores é uma miragem do que já foi. Mesmo assim, aos finais de semana, se o sol espreitar (ou no Verão) ainda vês muita gente por ali. Ainda assim, julgo que nem tudo está pior. A restruturação da zona dos pontões, está excelente. E além de se terem mantido alguns dos bons resturantes (O Barbas para mim não é um deles, é um caso de quantidade e não de qualidade), nasceram também alguns excelentes. Contas feitas, continuo a adorar a minha Caparica :)

    http://napontadamadeixa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A zona dos pontões está muito melhor mas custa-me ver as ruas despidas de gente. Custa muito.

      Eliminar
    2. Na minha opiniao nao vejo melhoria nenhuma nos pontoes nem nos bares, cada bar tinha o seu caracter especial, o tarquinio, cafe do mar, paraíso, dragão vermelho eram todos diferentes, agora sao todos exactamente iguais, e muito sinceramente de baixa qualidade para o dinheiro que foi investido no programa polis. O espaco que existe entre o tarquinio e o paraíso, é ridículo!! Nao se entende o porque de terem feito o que fizeram lá, quando no verao antigamente ainda se montava um campo de futebol praia e se fazia alguma coisa... Por muito que adore a costa, visto que nasci e cresci ca, a costa nao esta a morrer, esta morta a muito tempo mesmo. As pessoas que passeiam pela costa, especialmente na rua dos pescadores, so fazem mesmo isso, passeiam de um lado para o outro. A minha família teve um restaurante na rua dos pescadores durante quase 30 anos, e infelizmente foram obrigados a fechar por simplesmente nao haver trabalho durante a época baixa e tambem na época alta. É infeliz a costa estar como esta, mas espero e acredito que um dia volte a ser o que era, desde que os centros comerciais (Almada forum, rio Sul etc) fechem

      Eliminar
    3. Compreendo o teu ponto de vista. Mas, para quem não conheceu a Costa, acredito que fique agradado com os pontões.

      Era muito bom que a Costa recuperasse o seu fulgor de outros tempos.

      Eliminar
  3. Bom Dia!
    Também cresci nessa Costa da Caparica que falas, já lá não vou ha uns 2 anos... e já nessa altura notei a gigantesca diferença.
    Já não era a Costa que eu conhecia em miuda, onde as ruas estavam cheias de pessoas e o comercio nos deixava de boca aberta...eram tantas lojas.... As que mais me chamavam a atenção, confesso, eram as de material para a praia, aquelas das boias e dos brinquedos de praia e toalhas e toda uma parafernalha de coisas que se podiam levar para a areia e para a agua.
    Ahhh já me estava a esquecer de algo muito importante, ir ao fim de semana comer um geladinho a Costa era uma festa!
    E a conhecida paragem dos autocarros ao pe da praia que mais tarde desapareceu e deu lugar a um estacionamento, essa era a paragem dos autocarros mais desejada o ano todo, ir para la queria dizer que estavamos nas ferias de Verão e que eram dias de praia!!! :)
    Ai as saudades!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda tem lá uns gelados fantásticos mas o movimento já não é o mesmo.

      Eliminar
  4. E os gelados? Eram unicos...há 30 anos atrás a Costa da Caparica era o local mais aprazivel dos arredores de Lisboa...no Verão e nos fds de Inverno.
    Agora, até o "sotaque" mudou...também lamento muito...muito mesmo! Era a minha zona de eleição para ir a banhos. Há cerca de 5 ou 6 anos que não vou à Costa da Caparica...com muita tristeza minha!:(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso aconselho-te a ir. A recuperar memórias. A experimentar a nova Costa e a perceber o que digo.

      Eliminar
  5. eu não conheço a costa da caparica,mas esse cenário de que descreveste é muito triste :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ainda mais triste saber que esta é a realidade de muitas "costas" deste país.

      Eliminar
  6. reconheço ....embora um pouco mais velha que tu.....os hamburguers das amoreiras....faziam filas :)
    e a costa.....ai a costa e a praia do barbas quando era mais nova....que saudades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os hamburgueres continuam deliciosos. A praia do Barbas era a minha predilecta em criança.

      Eliminar
  7. Não sou de Lisboa por isso não sei do que falas, mas a vida e as coisas são feitas de mudanças, nem sempre pelas melhores claro! Dificilmente algo voltará a ser como era!

    ResponderEliminar
  8. Realmente a caparica está muito diferente ...e aquelas multidões já não se veêm...mas continuo a adorar passear no paredão com a minha cadelinha e sobretudo em dias de sol como hoje...gosto de tomar um cafezinho matinal a olhar para o mar...ver os surfistas que acordaram cedinho para apanhar as ondas :)

    ResponderEliminar
  9. tb tenho saudades dessa Caparica que falas! tb lá fiz muitos dias de praia com a família... e os peq-almoços na Nortenha eram do melhor! Mas ainda temos a Pope para comer gelado (estive lá este verão)! As praias, depois de uma altura menos boa, lá se revitalizaram um pouco; e gostei do arranjo do paredão e do novo parque urbano (q é dos melhores q conheço). às vezes vou ao fim-de-semana com os miúdos!
    Mas melhor ou pior, tens razão, é apenas uma sombra do que era!

    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hás aspectos que ficavam muito bem na Caparica dos outros anos.

      Eliminar
  10. Aiii.... senti um arrepio ao ler a tua descrição pois poderia muito bem ser a discrição de um episódio da minha vida, com a diferença de em vez de uma mana ser um mano...os churrooooooos!!!!!! Eu sonhava durante a semana com a ida à Costa da Caparica para dividir os churros com o meu Pai!!!!!!!!!:) Opá... que tempos tão bons!! :) Obrigada pela recordação e hoje em dia quando "vou" à Costa, parece um outro lugar novo, não o da minha infância... dizem que mudou para melhor... neste caso será que foi?...:S Sabes que cada vez que fazes estas descrições da tua infância / adolescência a minha curiosidade para te "ver a cara" aumenta, tenho um feeling que talvez nos tenhamos cruzado nessa altura e provavelmente até de "conhecerei de vista"!:P lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É provavel que conheças pois o mundo é um local muito pequeno.

      Que saudades da janelinha dos churros :)))

      Eliminar
    2. Muito pequeno mesmo, ainda para mais quando falamos de margem sul... Miratejo, Corroios, Almada... :P ahahah Neste momento tenho a janela dos churros à minha frente na imaginação!!!:P ahahah

      Eliminar
  11. Ao ler este texto recuei uns 10 anos. Mas não vivi nada do que as pessoas dessa zona vivem, mas vi um pouco do que já na altura se passava.
    Infelizmente não se passa apenas na Costa da Caparica. Passa-se o mesmo em várias ruas de Portugal.
    Aqui em Coimbra a nossa "baixa" está completamente no fundo. A Câmara Municipal nada fez para requalificar a baixinha que tanto era movimentada. As lojas vazias, as ruas cada vez mais perigosas (dia e noite) e assaltos constantes. Ainda agora li no jornal que os empresários da baixa que tem comércio na baixa pretendem pagar para ser mais segura. Depois ainda questiono, como podem pagar se as lojas estão praticamente vazias...
    Quando era pequena adora ir nesta altura do ano à melhor loja de brinquedos onde se podia ver o comboio a andar. Faziam-se filas para ver a montra mais original da baixa. Agora passa completamente despercebida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma triste realidade. As muitas "costas" deste país estarem assim, como descreves. Isso parece-me muito grave.

      Eliminar
  12. Desde que vim viver para Almada que a Costa da Caparica se tornou um sítio especial. Antes mal conhecia, por isso não noto essa diferença de que tu falas...
    Sou fã do gelados do Sr. Pintado, da esplanada do Borda d'água e especialmente das tardes no Kontiki. Sou daquelas pessoas que vai à praia mesmo quando faz frio, nem que seja para beber um copo e ver o pôr-do-sol.
    Já estou com saudades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é tudo muito giro mas imagina isso com 100x mais pessoas :)

      Eliminar
  13. Não sou muito saudosista , mas ao ler agora fiquei com saudades dessa Costa da Caparica que conheci! Veio-me à lembrança tantas recordações boas. As ruas movimentadas, os gelados, essa Rua..os restaurantes.A praia... Ui!

    ResponderEliminar