29.11.12

chegaremos lá?


Pedro Passos Coelho voltou a dar uma entrevista. A primeira coisa que captou a minha atenção foi o seu constante sorriso. Acho desnecessário. Pareceu-me artificial e os temas debatidos não precisam de lábios rasgados porque a verdade é só uma: ninguém tem vontade de rir.

Confiante, o primeiro-ministro afirmou não ter dúvidas de que Portugal vai sobreviver à crise e à austeridade imposta por quem manda em nós. “Com certeza que chegaremos lá vivos”, disse. Contudo, deixou igualmente claro que o pior está para vir. “Mas vai custar muito”, disse. Depois, acrescentou, “eu sei que vai custar muito.” Desta parte já tenho dúvidas. Porque, na minha opinião, nenhum político sabe o real significado da expressão “custar muito.” Podem ouvir lamentos, podem mostrar-se sensíveis aos mesmos mas não os vivem. Eles e quem os rodeia.

E se o futuro não se afigura brilhante para mim, que tenho 31 anos e felizmente um emprego “certo e fixo” (se é que isto existe nos dias que correm) o que dizer dos jovens que se estão a acabar de formar? Os cursos caminham para o seu final e as notícias dizem que Portugal tem a quarta maior taxa de desemprego mundial no que aos jovens diz respeito.

Mais do que nunca, vamos entrar numa época em que a teoria de Charles Darwin vai ser uma realidade. Vai passar a existir uma selecção natural que vai privilegiar os mais aptos. Porém, enganem-se aqueles que pensam que os mais aptos são os que optam por caminhos menos correctos para o sucesso. Aqueles que só se interessam com o mal do colega do lado e que fazem o possível para lixar os colegas mantendo o seu lugar. Isso, pode funcionar uma vez ou outra mas acabará por revelar-se infrutífero a longo prazo.

Os tempos são medonhos mas há que arregaçar as mangas e lutar. Seja aqui ou noutro país, num mercado completamente diferente. Há que ser original. Ousado. Audaz. Persistente. Inovador. E lutador. Porque, mais cedo ou mais tarde, o esforço será recompensado. Quero acreditar no que acabei de escrever e tento que esteja sempre presente nas minhas rotinas profissionais.

22 comentários:

  1. Depois de arrumar a cozinha sentei-me no sofá a ouvir o senhor. Lá está, o constante sorriso so senhor já me estava a dar vómitos! E cortar na educação?! Depois de a escolaridade obrigatória ter passado para o 12º ano e de os pais já pagarem uma pequena fortuna em livros escolares, vamos sobrecarregar mais os pais com umas "propinas"?! Eu acho que isto assim não chega lá, mas não sou gestora nem economista nem nada que se pareça. Sou das tais que ainda anda à procura de uma oportunidade profissional que tarda em chegar e que teve de optar pelas bolsas de investigação como meio de sobrevivência. Não Sr. Passos Coelho, lamento mas não chegaremos lá. Pelo menos não sem antes sentir a revolta cada vez maior do povo português! E digo-lhe mais, cortar na despesa pública não é reduzir 10mil funcionários públicos, é reduzir os luxos a que o senhor e seus "afilhados" estão habituados.

    ResponderEliminar
  2. A tudo isso, e especificamente na educação, acresce o facto de que a desistência escolar irá aumentar assim como muito provavelmente muitos nem sequer irão saber o que é uma escola! Isto é regressão pura e acelerada! Na área da Gestão e Economia faço minhas as palavras do Miguel Sousa Tavares: "Tomara Portugal estar no lugar da Grécia"! Os gregos estão mal mas têm um PM decidido em tomar medidas que visem, sem apelo nem agravo, o beneficio unico e exclusivo do país e da nação.

    ResponderEliminar
  3. Acho mesmo que só quem passa por elas é que sabe, e eles não sabem nada, não passam sequer por este lado. Estou numa situação um bocado ingrata, acabei o curso, esforcei-me e tirei boas notas, trabalhei em várias coisas e sim tenho referências, mas trabalhar na área a sério, já vi que é mesmo uma utopia, a quantidade de portas que nos fecham, que se batem, a inexistência de respostas e a ausência de soluções. Temos de nos sujeitar, arriscar, e inovar é verdade.. tens razão, mas é preciso que existam oportunidades. E é assim, dia após dia a tentar arranjar estratégias de auto-motivação. É ingrato. Quero saltar deste país, e como eu, estamos muitos. Enfim.. aquele sorriso cínico do sr. Primeiro Ministro.
    bem, já falei demais.. não era suposto!Mas isto aqui não vai melhorar é o que é

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te deixes ir abaixo. Não desistas. Luta sempre que vais ser bem sucedida.

      Eliminar
  4. Quero mesmo acreditar no que tu disseste:) e por isso nnca perdi o meu profissionalismo e dedicação mesmo perante injustiças. Acima de tudo quero estar bem com a minha consciência e deitar-me à noite sem quelquer peso:)

    ResponderEliminar
  5. Não sabe nem acredito que venha a saber, sorte a dele. Quando terminei o curso já se falava em crise, mas não tive muito tempo desempregada. Não obstante, nunca trabalhei na minha área. Aborrece- me que para além disso receba um ordenado mixuruca, que depois de pago o passe nem chegue aos 500€. E aborrece- me sobremaneira, que me respondam, "dá-te por satisfeita por teres trabalho". Hmm hmm, espero sinceramente que seja só uma fase.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa frase que usas é uma espécie de arma para meter medo a quem trabalha.

      Eliminar
  6. Eu também quero acreditar, trabalho como se não houvesse amanhã, tenho-me empenhado mais do que nunca, apesar de ganhar cada vez menos e de os problemas se agigantarem à minha frente, quero acreditar que o meu empenho e a qualidade do meu trabalho vai garantir a minha sobrevivência no mundo do trabalho. Independentemente do reconhecimento ou da falta dele, não conheço melhor sensação do que aquela de adormecer com a sensação de que dei o melhor de mim a tudo o que faço. A incerteza de saber se vai ser suficiente é que me mata todos os dias um bocadinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás bem. Não mudes. E essa sensação quando se vai dormir é o melhor que podemos ter.

      Eliminar
  7. concordo com o que escreves e acertaste nas criticas ao sr ministro passos coelho... ninguem tem vontade de sorrir. Mas todos os dias me levanto vou á luta, custa uns dias mais que outros mas luta...e enquanto viver serei assim a lutadora que todos que me rodeiam conhecem, gosto de trabalhar estar activa e no trabalho nao brinco, levo tudo muito a serio... mas há sempre alguem que me tenta lixar a vida... se eu fosse a ligar a tudo que dizem nas minhas costas estava em plena depressao. Eu sei o que valho e um dia espero ter o reconhecimento que mereço. beijinho e força mais uma vez...espero que o teu papá recupere bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu esperas mas eu sei que terás. Quem funciona assim merece isso.

      Obrigado

      beijos

      Eliminar
  8. Eu acho que PPC está cada vez mais arrogante. Deem-lhe a vida de um desempregado durante um mês e depois façam-lhe uma entrevista.

    ResponderEliminar
  9. Não suporto este homem! Ele e sua comitiva, Gaspar e Relvas.
    Cada vez mais arrogante e prepotente! Sempre esperei que até ao Natal eles n ficassem a governar, mas n estou com sorte. E tb n vejo alternativas.
    Agora ele parece q está louco! Aquele sorriso falso que nos habituou desde a sua candidatura a PM n me escapa!

    Tb o queria ver na minha situação, desempregada e correr o país à procura de emprego e levar com "não".!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só assim é que ele podia falar em vez de dizer que sabe que custa e outras coisas.

      Eliminar
  10. Eu também quero a creditar que passaremos esta fase má. Mas agora, com desemprego duplo cá em casa, dois licenciados e com suposta carreira... Está difícil de acreditar...
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que sei bem o que estás a passar. E não falo da boca para fora como Passos Coelho. E digo-te aquilo que uso para mim. Acreditar. Lutar e tentar inovar para me destacar dos outros.

      Força.

      Eliminar
  11. Mas será que a mais ninguem faz confusao aquele penteado á fodasse? è isso q estraga tudo meus amigos! o sorriso amarelo e as frases feitas constantes sao o que menos confusao fazem!! xD

    falando a serio...subscrevo o que dizes HsB

    ResponderEliminar