30.11.12

carros, sexo, preservativo e sida


Amanhã é o Dia Mundial de Luta Contra a Sida. Para assinalar a data, o Standvirtual elaborou um estudo inédito em Portugal que relaciona o uso do carro para encontros românticos e sexuais. Segundo o mesmo, 65% dos portugueses assume ter tido relações num automóvel mas apenas metade usa preservativo.

No inquérito realizado a maiores de 18 anos e com carta de condução, 65,87% assume ter feito sexo no interior de um automóvel. Dos inquiridos, 47,60% diz ter usado preservativo durante o acto sexual. Se mais de metade dos indivíduos, com idade superior a 55 anos, revela não ter usado preservativo, por outro lado, metade dos inquiridos com idades entre os 25 e 45 anos garante ter recorrido ao método contraceptivo. Na idade compreendida entre os 18 e 25 anos, o número dos que usam preservativo baixa para os 43%.

A título de curiosidade, os bancos traseiros representam uma preferência para mais de metade dos inquiridos. Segundo o estudo, condutores de BMW, Peugeot, Seat e Volkswagen são os que têm mais sexo. Aliás, BMW e Volkswagen representam a preferência das mulheres.

Como outro estudo qualquer, há-de haver quem ache piada a este. Outros podem achar que não é nada de jeito. Podem também dizer que não é válido ou que não tem qualquer lógica. Porque isto é o que os estudos provocam nas pessoas. Para mim, além de achar o estudo interessante, mexe ainda mais comigo o tema que motiva este estudo: a luta contra a sida.

Acho que é cada vez mais importante as pessoas mentalizarem-se dos riscos que correm quando optam por relações sexuais desprotegidas, sobretudo com pessoas que não conhecem de lado nenhum. Seja um adolescente que não pensa em nada e que nunca ouviu falar de sexo ou um adulto cego pelo calor do momento. Até porque o preservativo não serve apenas para evitar que se apanhem doenças. Serve também para prevenir uma gravidez indesejada que vai mudar a vida a duas pessoas que provavelmente não querem ser pais, muito menos em conjunto.

Estas palavras podem soar a um qualquer cliché proferido por uma concorrente a Miss Mundo mas são verdadeiras. Quantas pessoas já não viveram um momento quente com alguém que acabaram de conhecer. Algo que começa numa troca de beijos e que rapidamente pode descontrolar-se e encaminhar-se para uma noite de sexo. Nessa altura, convém ter um preservativo ou ser mais forte do que o desejo que se sente. É que noites iguais aquelas vão existir muitas. O que pode acontecer é que uma delas, que até pode ser a única que se viveu, pode marcar a vida de alguém. E essa marca pode ser muito forte. 

22 comentários:

  1. Tens razão e assino por baixo, ainda há muito a fazer e a desenvolver para promover boas práticas de relações sexuais.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo muito a fazer. Sobretudo junto dos mais jovens.

      beijos e bom fim-de-semana

      Eliminar
  2. As pessoas raramente são sinceras quando respondem a esses estudos, por isso sou descrente em relação a eles.
    Mas infelizmente os números do vírus HIV continuam a aumentar, e aí não há como negar... Quanto a ser cliché o que escreveste... Não concordo e a prova disso são os números! As pessoas não pensam e deixam-se levar pelo momento... Esquecem-se que por um momento de prazer podem pôr em causa vários momentos da sua vida... Durante vários anos, no dia 1 de dezembro, fui ao Parque Eduardo VII (onde celebravam este dia) e dava 1 ou mais euros para acender umas velinhas que eles lá tinham. Era uma forma de ajudar de alguma forma.
    Não nos podemos esquecer que há muita gente que é infectada e nem sonha: seja por maridos que vão às prostitutas e passam às esposas, seja por mães infectadas pelo virus, que pela amamentação - e inconscientemente -, também o fazem (vê o "Momentos de Mudança", da SIC, que o tema foi este.., genial e elucidativo...)
    P.S.- Desculpa o testamento!! =|
    Jito*
    *A*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está tudo aí nesse texto. Agradeço o teu comentário.

      beijos

      Eliminar
  3. Não podia estar mais de acordo. Uma pessoa não sabe o que a outra tem ou não e já diz o velho ditado, mais vale prevenir do que remediar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É fácil falar quando o momento pede tudo menos calma mas é necessário ter essa calma bem presente. Porque a vida pode mudar naquele instante.

      Eliminar
  4. Muito bom este tributo ao Dia Mundial de Luta Contra a SIDA.
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Durante o meu estágio no hospital de Santa Maria tive a possibilidade de dispensar a medicação a alguns doentes com HIV, hepatite B, hepatite C... Não tenham ilusões! O aspecto da outra pessoa não quer dizer mesmo nada.

    ResponderEliminar
  6. Esse estudo tem uma grande falha a meu ver...Eu tenho um BMW e nunca la aconteceu nada, uma vergonha!! LOLOL


    Qt ao resto concordo com o que foi escrito tanto por ti Hsb como nos coments, principalmente qd dizem q o aspecto /imagem ja nao significa nada, pois eu sou saudavel ( neste aspeto pelo menos ) mas tenho uma carinha de mitra daquelas xD ( nao confundir com "Gunna" para o sr. HsB nao me expulsar daqui do tasco.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada vez mais a imagem não é o espelho da pessoa, na saúde, na doença e em muitas outras coisas.

      Abraço

      Eliminar
  7. Adorei este tributo, simples e claro!
    Seja no carro ou onde for às vezes é dificil resistir ao desejo e o preservativo não está sempre à mão...devia, mas nem sempre está. E é por isso que para desespero e risota do meu filho de 18 anos, passo a vida a espalhar preservativos por todo o lado; no quarto dele, na casa de banho, nos carros, um ou outro que sem querer caem na mochila, num bolso do casaco...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom saber que há mães como tu. Que fazem isso. Os meus parabéns. Aposto que na altura certa, ele vai perceber porque fazes isso e vai dar-lhe o uso certo.

      Parabéns!

      Eliminar
  8. É preciso tomar as devidas precauções. Quanto ao jeito... é preciso agilidade e imaginação :p

    ResponderEliminar
  9. Que todas as pessoas passem os olhos pelo teu texto.

    ResponderEliminar
  10. Muito bem dito:) E hoje em dia com tanta informação já não há desculpa para certos comportamentos riscos desnecessários:)

    ResponderEliminar
  11. Num momento de loucura pode-se estragar a vida num momento...

    ResponderEliminar
  12. Fazer sexo e bom quem nao concorda vsf ou vtnc

    ResponderEliminar