6.11.12

1,79 milhões? não é possível barbie!

A curiosidade levou-me a vasculhar o top das músicas que venderam mais de um milhão de unidades no Reino Unido. Ao todo, são 123 singles que venderam, no mínimo, um milhão de unidades. No topo da lista, e sem surpresa, está Candle in the Wind (1997) de Elton John, que vendeu 4,9 milhões. Segue-se Do They Know Its Christmas (1984), Band Aid, com 3,69 e Bohemian Rhapsody - que para mim é uma das melhores músicas de sempre – (1975), dos Queen com 2,36 milhões de singles vendidos.

Até aqui, nada de especial. Mas, com gigantesca surpresa, o 13º lugar da lista é ocupado pelos Aqua! Lembram-se? Sim, é aquela banda onde a Lene fazia de Barbie numa música e René fazia de Ken careca apenas com umas originais patilhas. Barbie Girl (1997) conseguiu vender 1,79 milhões de singles. Para se ter uma ideia, Imagine (1975) de John Lennon está apenas no 19º lugar com 1,6 milhões de unidades vendidas.

A título de curiosidade, a música mais recente com melhor posição na lista é Someone Like You (2011), de Adele. Este tema vendeu 1,36 milhões de unidades, ocupando o 42º lugar da tabela. Nesta lista consta ainda uma música dos Teletubbies e de Bob o Construtor.

Por mais vezes que olhe para a lista, não consigo deixar de ficar surpreendido com o número de vendas de Barbie Girl, dos Aqua, que dizia assim: “I'm a barbie girl, in the barbie world. Life in plastic, it's fantastic! You can brush my hair, undress me everywhere. Imagination, life is your creation. Come on Barbie, let's go party!”

 
Estes números criaram em mim a vontade de descobrir o paradeiro dos Aqua. Fiquei a saber que a banda tinha acabado em 2001. Mas, em 2007 regressaram! O álbum mais recente é de 2011 e chama-se Megalomania.
 

19 comentários:

  1. Já em 1997 eles sabiam a sociedade em que nos viríamos a tornar, foram uns visionários! Era miúda quando ouvia essa música, não tinha a mínima noção do seu significado.

    http://alguemquemecale.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A música tocava em todo o lado. Lembro-me bem disso mas não tinha a ideia de que tinha vendido tanto.

      Eliminar
  2. Bohemian Rhapsody - é A música!

    Teletubbies e Bob o Construtor - a sério? Muito medo...

    Barbie Girl - teve piada a primeira vez, mas não vejo razão para tanta loucura.

    E de pensar que andam por aí resmas, paletes... contentores de músicas espetaculares que vêm depois destas. O mundo está perdido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo Verde...Bohemian Rhapsody é A música e o LP é O "A night at the Opera" com o "Love of my Life" em 2ª posição de honra ;-)

      Eliminar
    2. Bohemian Rhapsody é A música. É perfeita!

      Eliminar
  3. sim essa musica dava em tudo o que era estação, era um enjoo, até na TV, mas todos os anos à músicas dessas a última é o Gangam Style, em relação ao Bohemian Rhapsody estou em inteiro acordo, grande múscia, pelos seus 7minutos e qualquer coisa (se a memória não me falha) e tem 3 ou 4 tipos de entuação e dava num filme de comédia, que não tenho a certeza se era "where's the car dude" ou o nome dos 2 jagunços que faziam o filme e dava nome ao mesmo, era muito bom, para a epoca claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse filme é de 1992. Chama-se Wayne´s World e um deles é o Myke Myers. Gostei desses filmes, porque foram dois. E eles eram loucos por Queen :)

      Obrigado pela recordação.

      Eliminar
  4. Na minha "época" (?) eram as Nancy...também com montes de roupa, acessórios e mobilias mas só se encontravam à venda em Ayamonte (Espanha)... tal como a coca-cola...ordens de Salazar!!! Nas férias de Verão lá ia "abastecer-me" de roupinha para a minha Nancy e coca-colas :-)
    Agora compro Barbie's para o meu filhote oferecer às amigas nos aniversários, acabo por compensar o fato de me ver rodeada de Wii's, PSP's,...

    ResponderEliminar
  5. Quanto à musica "I´m a barbie girl" foi uma sátira à Barbie's madness.

    ResponderEliminar
  6. Já me tinham falado do record de vendas dos Acqua com essa música e é mesmo impressionante:)

    ResponderEliminar
  7. Gggoooodddd.... não é de admirar que anda tudo doido!
    "barbie girl" frente a "Imagine"?


    Ah, e Bohemian Rapsody é sem dúvida nenhuma a minha música preferida de sempre! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me espanta a música estar na lista. Espanta-me estar à frente de grandes clássicos.

      A música dos Queen é divinal.

      Eliminar
  8. Sempre que ouço o nome dessa música algo dispara no meu cérebro, é o descontrolo total das sinapses e fico com a música na cabeça o resto do dia (das músicas mais... plásticas?!? que já ouvi).
    Obrigada HSB :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se te serve de consolo já ouvi a música umas três vezes hoje!

      Eliminar
  9. Esta música se a ouvirmos com muita atenção (e uma mente perversa) é a coisa mais porca que já ouvi "Podes-me pentear os cabelos, despir-me em qualquer lado"...

    ResponderEliminar