14.9.12

pedro, o papão que nos assusta

Assisti com atenção à entrevista do Pedro (trato o nosso primeiro-ministro pelo nome porque na sua página do facebook fez questão de realçar que é meu amigo) e consigo resumir aqueles longos minutos de conversa de uma forma bastante simples. Aquilo que o Governo faz mal é por culpa do Partido Socialista. Quanto ao facto de ser um mentiroso que não cumpre o prometido na campanha eleitoral. Simples! Desconhecia a situação do país. Se soubesse que estava assim (será que não sabia mesmo?!?) não tinha feito tais promessas. Por fim, Pedro Passos Coelho vê-se como o herói que vai salvar Portugal.

Até aqui, nada me espanta. É o discurso político na sua pura essência. Grave é um primeiro-ministro mostrar indiferença em relação ao povo que o elegeu. Pedro disse sentir a dor dos portugueses no seu desabafo na rede social. Mas, ao dizer "não governo em função das reacções da rua", demonstrar que se está a marimbar para o povo.

Como se isto não bastasse, Pedro Passos Coelho escolhe o medo para passar a sua mensagem. Veste a pele de papão e avisa que isto vai ficar muito pior se não o deixarem fazer o que quer. Pedro, o papão dá a entender que, ou é à sua maneira, ou Portugal desaparece da face da terra. Pedro, o papão, escolhe o medo para passar um atestado de estupidez aos portugueses.

Por fim, acabou por confirmar aquilo que eu sempre soube. Que não estamos no fundo do poço pois Pedro, o papão, está neste momento, com a sua pá a cavar mais fundo. "A ideia de que fizemos o que era preciso, de que atingimos esse limite e de que, portanto, não é legítimo pedir mais [sacrifícios], eu infelizmente não posso dizer aos portugueses."

Pedro Passos Coelho quer ser um salvador. Eu apenas vejo uma pessoa que nos quer levar ao inferno. O primeiro-ministro não passa de uma pessoa obstinada que vive na sua "bolha" desconhecendo por completo a realidade do país que governa. E isto sim, mete-me medo!

34 comentários:

  1. quando era criança e não queria comer, meu pai ameaçava-me com o papão.
    Na altura era o manjerona (erva aromática), que traria um saco preto para me levar.

    Se sobrevivi ao manjerona, não será o Pedro, que me irá derrubar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o papão vai ser substituído pelo Pedro.

      Gosto da última frase

      Eliminar
  2. O facto dele não querer saber é o que me causa mais raiva em tudo isto.

    ResponderEliminar
  3. Quem nunca se teve de levantar 2 horas antes de começar a trabalhar de levar o seu próprio carro para o trabalho, de passar 8 e mais horas a dar o melhor que se pode, e depois passar mais 2 horas para chegar a casa, e ganhar no fim do mês para as despesas não pode vir falar do povo que trabalha, pedir, pedir, pedir ...mas depois fica tudo igual.
    Estou cansada de cumprir e depois ninguém cumprir o que promete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo Marijix, sei o que foram muitos anos a sair ás 7h,30 de casa para chegar ás 9h ao trabalho e voltar a casa ás 20h ,depois de um dia intenso e ainda com filho para cuidar ao chegar a casa. Como pode alguém que só soube na vida ser político e mau, poder vir dar lições de como fazer e fazer cumprir sem retorno. Estamos cansadas,basta!

      Eliminar
  4. Olha concordo inteiramente contigo. Parabéns HSB pela excelente análise.

    Se chegámos a esta situação foi por culpa de muitos Governos ,mas este último e especialmente o Pedro, faz o trabalho melhor que a encomenda. Cava mais fundo e como ele próprio disse ,até nem precisa de ninguém para o ajudar a decidir.

    Olha já vivi muitos anos, os suficientes para ver que ele é um político de meia tigela, que fala do que não conhece, isso sim mete medo como dizes.

    Mas não me vergo ao medo, na vida temos de o combater se queremos Viver!
    O medo elimina a acção e causa inércia concordas? Vamos lá ter coragem!
    Um Bom dia para ti!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O medo é o pior para as pessoas. E é isso que ele quer que o povo sinta. Para se vergarem às suas decisões

      CORAGEM!!!

      bom dia :)

      Eliminar
  5. Confesso que não vi a entrevista...propositadamente! Não me apetecia ficar ainda mais deprimida, pelo menos ontem! Até pq hoje os meus colegas já me fizeram o relatório completo e vi excertos nas notícias de manhã! O que dizes não me espanta nada... cada vez que esse senhor fala acho que o faz de uma forma fria, arrogante e com muitas ameaças nas entre linhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cruzei-me com ela e vi até ao fim. É um obstinado que vive noutro mundo

      Eliminar
  6. Eu acho que o principal problema deste governo é muito simples: eles não nos vêem como pessoas. Eles vêem números, estatísticas, Pib e estabilidade nos mercados, mas nunca pessoas. Parece-me que se este problema fosse resolvido, todos os outros se resolviam também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um facto. Eu sou apenas e só o meu número de contribuinte.

      Eliminar
  7. Este governo está tão perdido!!! Estão mesmo a deriva sem saber para onde navegar. Quem sofre? O Zé povinho, sim porque tirar alguma coisa aos "senhores do poder" é coisa que nem lhes passa pela cabeça. Como diz o outro: Com eles é tudo a grande, a raia miúda que se f..a.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este não é de certeza o País que eu tanto Amo. :(

      Eliminar
    2. É como no Lost e nós somos Os Outros.

      Eu amo o país mas não quem manda nele

      Eliminar
  8. Relativamente a ligar ao povo, deixo uma pequena anedota :)

    Num jantar em S. Bento, a elite politica toda reunida, escutava Paulo Portas e Passos Coelho a falar sobre o futuro de Portugal...
    - Vai ser uma grande revolução na nossa democracia, dizia Coelho.
    - Como ?? Mas que planeiam? exclama um deputado.
    - Vamos escravizar e tornar miseráveis 10 milhões de portugueses e um brasileiro, responde Portas.
    Os deputados entre si intrigados questionavam-se até que o porta-voz decide fazer a pergunta.
    - Um.... brasileiro? Por que é que vão lixar um brasileiro?
    Portas dá uma palmada nas costas de Coelho e exclama:
    - Não te disse? Avança lá com a estratégia, estamos tranquilos... Ninguém quer saber dos portugueses!

    ResponderEliminar
  9. Também assisti e penso exatamente como tu, em todos os pontos.

    ResponderEliminar
  10. Concordo com o que dizes HsB, mas de momento existe algo em relaçao ao Passos Coelho que me irrita profundamente e me deixa ate um pouquinho triste...no dia 2 de Setembro fiz-lhe um pedido de amizade no FB e o gajo ainda nao aceitou. Achas isso correcto?! xD

    ResponderEliminar
  11. Concordo, sem dúvida. E, efectivamente, uma pessoa minimamente consciente, ao ver o rumo que isto tudo está a tomar, tem de ficar com medo...

    ResponderEliminar
  12. Eles querem impor MEDO no POVO, mas nós não o temos (ou melhor, não o devemos ter)...que venha a bancarrota que tanto eles invocam, porque nós saberemos reconstruirmo-nos!

    Ontem, a mensagem do PM foi clara: EMPOBRECER O POVO PARA GANHAR COMPETITIVIDADE!!...cambada de incompetentes!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O medo é a melhor arma para ele. Com medo, faz tudo e ninguém refila

      Eliminar
  13. Olha eu não gosto dele. Nunca gostei e agora veio confirmar as suspeitas que sempre tive. Sou muito de feelings e com as pessoas então...
    E posso dizer que nunca me enganou. Vai-nos sugar tudo e mais um par de botas e a seguir vai divertir-se como se não fosse nada com ele. Vive numa bolha onde não lhe falta uma boa casa pra viver, um bom carro, num ter de esticar o dinheiro para ir meter gasóleo ou pagar uma portagem. Ele não sabe quanto custa a vida, porque tem quem lhe coloque tudo em casa de forma gratuita.
    Gostava de o ver a viver já nem digo com o salário mínimo, mas com 1000 euritos, por acaso gostava. É um valor que não está ao acesso de todos!
    Se eu mandasse, punha-os todos com o salário mínimo e depois por cada ponto percentual de crescimento do país, ou na criação de postos de trabalho, recebiam um prémio. Trabalhavam por objectivos. Faria todo o sentido e era vê-los a matarem-se para ver quem conseguia levar mais dinheiro para casa!
    Desculpa o desabafo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu desabafo.

      Eu também nunca fui à bola com ele. Sobretudo porque, desde o início não via nele um homem preparado para ser primeiro-ministro. Mesmo assim, consegue ser pior do que eu pensava.

      Eliminar
  14. O problema do senhor dos Passos, como é carinhosamente chamado lá em casa, é que nem bom actor consegue ser! Mas infelizmente ainda houve quem acreditasse no seu papel de bom homem, bom governante e um ser ultra compreensivo! Lamento que o senhor não ouça a voz do povo, pois pode ser que o povo consiga levar a sua avante e depois quero ver como vai ser! Para mim a entrevista foi apenas um "por paninhos quentes" que nem isso chegou a ser, porque há muito que a máscara caiu e só se vê o lobo comilão que tira ao povo para dar de "comer" a quem não precisa... Enfim, always the same!

    Parabéns pelo blog! Muito bom!

    ResponderEliminar
  15. Ontem fiquei com a noção que o homem é mais limitado do que pensava, claramente não tem a noção da barreira que passou, não é nem um bom politico nem se rodeou convenientemente ou não teria cavado o buraco que cavou.

    ResponderEliminar
  16. Bem, objectivamente o buraco já lá estava e há muitos anos. O maior problema é para os politicos não existem pessoas , existem eleitores e, assim as campanhas são feitas de promessas que ninguém tenciona cumprir. Agora se juntarmos a isto a mediocridade e sede de protagonismo da nossa classe política é claro que não há país que aguente!
    Afinal qual é a diferença entre o Passos Coelho e o António José Seguro? Nenhuma: ambos cresceram dentro e para o lobby partidário!!
    Por isso amanhã vou fazer como dizem os americanos: I will put my money were my mouth is e vou até aos Aliados.
    Era bom que fossemos muitos. A bem da nação!

    ResponderEliminar