27.9.12

os derrotados

Não me irritam. Nem tão pouco me incomodam. E muito menos conseguem mudar a minha forma de pensar. Falo dos derrotados por natureza. Aquelas pessoas que, perante um qualquer desafio só conseguem pensar na derrota. Pior do que o receio dessas pessoas, aquilo que me deixa mais triste é o facto de pessoas talentosas colocarem em causa o seu próprio valor.

É certo que há desafios mais complicados do que outros mas partir do princípio de que algo é impossível é o pior caminho que se pode escolher. Esta é a minha forma de pensar, algo que aprendi desde cedo. Além dos ensinamentos paternos, que sempre me levaram a tentar percorrer o caminho do sucesso, por mais espinhos, pedras e buracos que esse trilho possa ter, aprendi uma grande lição com um treinador de atletismo que tive quando tinha os meus dez, onze anos.

Nos treinos de preparação para as provas, o treinador colocava-me perante obstáculos complicados de ultrapassar. "Quero que faças isto", dizia. Ao que respondi, uma única vez, "isso é impossível, não consigo." Assim que acabei a frase, conheci um castigo pior e mais doloroso do que o desafio proposto. "No meu vocabulário não existem frases como essa. Não existem impossíveis nem não consigo. Quanto muito, aceito vou tentar." Só precisei de ouvir isto uma vez para aprender a lição, muito mais importante do que pensei na altura em que a aprendi.

Os anos foram passando, o atletismo deu lugar ao futebol, onde travei batalhas desiguais, com equipas muito mais fortes. Nessas alturas, os derrotados por natureza, baixavam os braços e tentavam adivinhar por quantos golos seria a nossa derrota. Quanto a mim, ciente da lição aprendida no atletismo, preferia utilizar um discurso motivador. Tentava criar uma atitude positiva, que levasse a equipa a acreditar que a vitória era possível, independentemente do valor do adversário. E, para surpresa dos derrotados, quando se acredita em algo e quando se trabalha a pensar num objectivo positivo, conseguem alcançar-se bons resultados.

Em paralelo com o futebol seguiu-se a vida profissional e alguns empregos com objectivos individuais e de equipa. Mais uma vez, assim que acabavam as reuniões, os derrotados baixavam os braços por não acreditarem no seu valor. Mais uma vez, estavam errados. Mais uma vez, com a atitude certa, ficou provado que se conseguem atingir as metas mais complicadas. E a lição que aprendi aos dez, onze anos, aplica-se a qualquer desafio que enfrente na minha vida.

Ao longo dos anos conheci alguns derrotados por natureza. O que mais me entristece, é que em muitos casos, são pessoas com talento que optam por desistir. Preferem encontrar justifações fáceis para a derrota do que procurar motivos e força que os leve ao sucesso. É verdade que existem metas difíceis de alcançar mas com trabalho, empenho, dedicação e motivação, tudo é possível. Simplesmente, basta acreditar, sobretudo em nós próprios.

31 comentários:

  1. Pois a vida ensinou-me que se os outros conseguem eu também tenho que conseguir, porque não sou menos que eles.
    Normalmente descobre-se que afinal não só consigo ser igual como os supero. Não há nada como força de vontade, empenho e persistência.
    Sim porque eu sou Morango Azul.

    ResponderEliminar
  2. Eu conheço alguns!
    Infelizmente são mais comuns do que seria desejável.

    Têm sempre o não é possível, não consigo, é difícil... fico passada dos carretos com essas respostas. Mas ao mesmo tempo, dá-me um gozo danado, provar-lhes a eles próprios que estão errados.

    ResponderEliminar
  3. Às vezes toda a diferença está mesmo nesse "pequenino" ponto. Acreditar em nós mesmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito mau quando alguém tem poder para nos convencer de que não temos valor

      Eliminar
  4. Acho que tens toda a razão. Se há coisa qu a vida me ensinou é que nunca devemos desistir antes de tentarmos, por muito que nos apeteça e que achemos que não temos capacidade. E isto em tudo na vida! mas também acho que esta atitude tem a ver com o teu grau de maturidade, a experiência de vida que vais tendo e em última análise o teu grau de auto-estima/confiança...E para muias pessoas é difícil sair dessa concha e bolha em que se sentem protegidos, por não quererem (se assim for o caso) lidar com a desilusão de não atingir o objetivo.
    Pessoalmente, prefiro arriscar e tentar!

    ResponderEliminar
  5. Se o Passos lê este post....dessiste de recuar da actualizaçao...da TSU...
    Brincadeira...
    Nem sempre se consegue...mas não devemos deixar de tentar...esta é a minha visão...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Para mim felizmente o desporto também me ajudou que não impossiveis, objectivos dificeis e complicados sim, não se consegue sempre mas deu-se a cara e quase se conseguia, o que já era o suficiente para se poder acreditar que se consegue fazer quando se realmente se tenta. Mas aborrece um bocado e cansa tentarmos puxar as pessoas para cima e elas sistematicamente dizerem logo que não dá, que é dificil, não sabem, mas ainda À salvação mas pior são os que dizem que sim a tudo, sabem tudo e depois, nicles e inventam desculpas para tudo e afins...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tento até conseguir. Se vejo que a pessoa não quer sair do fundo do poço, digo-lhe na cara que tentei mas que desisto porque a pessoa já desistiu de si própria

      Eliminar
  7. Admito, sou pessimista por natureza. Não gosto de pensar que sou uma derrotada mas lá pessimista sou. Por exemplo, quando vou a uma entrevista de emprego, saio sempre de lá a pensar que o lugar não vai ser preenchido por mim... Não é que tenha desistido ou que não me tenha esforçado para, mas é realmente o meu pensamento. No dia-a-dia também sou pessimista 90% das vezes, não desisto perante os obstáculos, mas penso sempre que não os vou ultrapassar. Tento e a maior parte das vezes consigo ultrapassá-los e mais facilmente do que previ... Não gosto de pensar que sou uma derrotada, simplesmente uma pessoa pessimista. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um conselho, no que às entrevistas diz respeito. Não deixes que o pessimismo te vença pois quem te entrevista está habituado a reconhecer o pessimismo.

      Fazes bem em ter receios mas tens de acreditar sempre que vais ultrapassar qualquer obstáculo :)

      Eliminar
  8. Os derrotados não incomodam... mas cansam!!

    ResponderEliminar
  9. Não tenho a mínima tolerância para os derrotados de serviço, sei que não é correcto mas não consigo disfarçar.
    Como já foi escrito a atitude normal dos derrotados é atirar as culpas para tudo, desde o sol à chuva, a guerra do outro lado do mundo ou a crise de estômago do mês passado.

    Admiro profundamente quem se esforça, quem tenta mais uma vez, quem avança mais um pouquinho.

    Espero não ser mal entendida, a minha intolerância não é para quem infelizmente vive mal economicamente ou tem limitações físicas ou psicológicas, pelo contrario. A minha admiração é sempre pela luta, pelo trabalho, pelo acreditar.
    Uma atitude positiva contagia, tento sempre transmitir essa atitude e pedir que a tenham quando trabalham comigo.

    ResponderEliminar
  10. Bolas gostei mesmo do que escreveste, muito bom mesmo.
    Faz-me lembrar o porque de ter o Nick Marijix, foi por isso mesmo que relataste, eu sou da aldeia dos irredutíveis gauleses, a minha batalha não é contra os romanos mas sim contra as adversidades da vida, sempre com uma dose de humor e da maravilhosa poção mágica que nós dá uma força sob humana para querer mais e ser melhor.

    ResponderEliminar
  11. sou como tu, mas, a mim, os derrotados irritam-me. os pessimistas, os negativos, os deprimidos, os queixosos, ai, irritam-me mesmo. custa-me mesmo muito lidar com este tipo de característica. a maior parte das vezes consigo controlar-me, ouvir, dar conselhos, mas há dias em que me é completamente impossível e opto por evitar certas conversas, porque sei que se as tiver posso tornar-me desagradável. faz-me confusão muitas pessoas (vou-me dando conta de que há mais do que eu pensava) não perceberem que a atitude faz uma diferença astronómica em tudo. que se pensarmos à partida, como tu dizes, não vou conseguir, ou isto vai correr mal, o mais provável é que assim seja. a verdade é que controlamos muito mais do que achamos. deixarmo-nos ao sabor do vento e sucumbirmos a tudo porque é mais fácil põe-me fora de mim. claro que há momentos em que todos nos deixamos ir abaixo, em que todos achamos que não vamos conseguir, que é demais, que as coisas vão correr mal, que é tudo uma grande porcaria. mas são só isso, momentos. momentos que devemos saber ultrapassar e virar do avesso porque temos em nós a força para o fazer.

    não pretendia escrever um testamento, desculpa, mas tocaste num dos meus calcanhares de aquiles... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. ps: falo de derrotistas, pessimistas, etc, em situações do dia a dia em que nada está bem. é evidente que há situações extremas que saem do nosso controlo e com as quais qualquer otimista, pessimista, negativo, derrotista, etc, sofrerá. mas na maior parte dos casos da maior parte das pessoas que conheço trata-se de puro derrotismo, porque é mais fácil queixarmo-nos do que tomarmos as rédeas das situações e lutarmos.

      Eliminar
    3. Não tens que pedir desculpa por nada. Agradeço o teu desabafo. Gosto que assim seja :)

      Compreendo o que dizes e digo-te que não te deixes vencer por quem quer estar no fundo de um barco que está a ir ao fundo em vez de lutar pela sobrevivência.

      Eliminar
  12. Os derrotistas também me entristecem, HSB. Tenho tendência a chamar-lhes a atenção para o verso da medalha -- algumas vezes sou bem sucedida, outras vezes as pessoas crescem dentro do seu pessimismo para me dar 352 motivos pelos quais estão a ser "realistas" e eu "optimista". Vale tudo, até terem levantado com o pé esquerdo.
    Também não acordo sempre a esbanjar a atitude certa. Mas há que encontrar um truque que nos tire desse estado de espírito. O meu truque de superação é tão simples quanto reflictir no que disse um dia Walt Disney:

    "Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor".

    E o meu espírito competitivo acorda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei essa frase. Não conhecia e vou reter. Aliás, toda a gente deveria memorizar essas sábias palavras :)

      Eliminar
  13. O derrotismo que falas é o que conduz à inércia ao desistir sem tentar no abstracto, a isso chamo falta de autoconfiança ou preguiça de tentar.
    Acho que sim que devemos ter o optimismo suficiente para lutar pelo que se acredita e não no que os outros nos querem fazer acreditar. A vida ensina-nos que persistência sempre teve bons frutos se conduzida pelos caminhos da justiça e da verdade.E o optimismo ajuda a encontrar os melhores caminhos nessa direcção. Nem sempre conseguimos ser todos os dias optimistas mas temos aí os verdadeiros amigos para nos ajudar...:)

    ResponderEliminar
  14. No meu caso presentemente, sinto-me uma derrotada por não ter emprego e ter uma luta árdua na procura de emprego. Posso ter dias menos bons, mas nunca baixei os braços quer no emprego ou no que acredito.
    Se tiver que me definir, sou uma lutadora por Natureza, tento ir ao encontro do que pretendo. Uma coisa não faço: para atingir os meus meios, prejudicar as outras pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tens de continuar a ser uma lutadora :)

      Eliminar
    2. G. Não te sintas derrotada! Compreendo-te passei por idênticas circunstâncias e e sem baixar os braços encontrei um caminho. Hoje posso ter menos dinheiro, mas faço o que gosto e consigo medir os meus resultados pela satisfação dos que ajudo . Que melhor haverá? Poderia ter um caminho diferente, mais rentável económicamente, mas tenho a consciência tranquila de não prejudicar ninguém . Isso dá PAZ!

      Olha G. mantêm o Ótimismo e persistência e vais ver que consegues! Boa sorte porque também é preciso!:)

      Eliminar