19.9.12

há uma linha que separa o conhecimento da sabedoria


Há pessoas que julgam que ter conhecimento é suficiente. Dito de outra forma, que conhecimento é sabedoria. Contudo, há uma linha ténue (mas bastante perceptível aos olhos dos mais atentos) que separa o conhecimento da sabedoria.

Pergunto? De que serve o conhecimento, aquilo que os livros ensinam e a que muitos chamam cultura se não existir uma vivência em torno desses mesmos conhecimentos. Atrevo-me a dizer que não serve para nada. É preciso arriscar, ter atrevimento, ser ousado, atento, bom ouvinte e até, porque não, intuitivo.

É desses ingredientes que nasce a sabedoria. Amar sem medo de ser magoado, rejeitado, traído ou sofrer outro tipo qualquer de dor. Sabedoria é ser ousado sem medo do que vão pensar de nós ou das nossas atitudes. Sabedoria é saber ouvir, saber escutar todas as pessoas, mesmo aquelas que muitos rotulam de pessoas sem nada de interessante para contar.

Posso errar. Posso pensar que estou no caminho certo enquanto caminho para um abismo. Posso tropeçar e cair quando o conhecimento me dizia para saltar por cima do obstáculo. Posso ser abandonado quando o conhecimento me dizia que esse seria o destino provável. Posso ser acusado de ser ousado quando a situação pedia outra atitude. Posso até ser mal interpretado por uma multidão.

É um facto que tudo isto pode acontecer. É igualmente verdade que a minha experiência de vida forneceu-me conhecimentos mais do que suficientes para saber lidar com cada uma das situações da vida. Mas, se não os viver será que me tornei mais sábio? Acho que não... Serei vazio no que a sabedoria diz respeito. Mas, ao entregar-me às experiências, boas ou más, vivi aquilo que o conhecimento não me conseguirá ensinar sem vivência. E aí sim, posso dizer que consigo distinguir a linha que separa o conhecimento da sabedoria.


25 comentários:

  1. O conhecimento talvez ajude a posicionar-nos perante uma dada circunstância em termos teóricos,mas a prática, aquilo por que optamos vivênciar ou viver, isso sim é que nos dá sabedoria. São as más experiências da vida que nos ajudam a crescer e... nunca se sabe tudo, quem o julga erra!

    Concordo contigo HSB esta publicação demonstra alguém com muita maturidade, brilhante!:)

    ResponderEliminar
  2. hsb, obrigado!
    Deixo-te um texto de um companheiro que este Verão fez "o" Caminho de Santiago, que encaixa com este:
    http://joaodelicadosj.blogspot.com.es/2012/09/caminho-de-santiago-nascer-do-sol-noite.html

    Ah, já agora, brincando com as palavras: Só saboreando o conhecimento, é que se sabe verdadeiramente o que é que se aprendeu e fica-se a saber um pouco mais a que sabe a Vida. Afinal, o sabor é mais autêntico quando degustas... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Paulo!

      Obrigado pelas tuas palavras. Vou ver o texto com atenção :)

      Eliminar
  3. De que vale conhecer todos os ingredientes de uma receita pelo nome,medir até á perfeição a quantidade de cada ingrediente, saber como esta se confecciona, por as mãos na massa e nunca ter provado o seu sabor, tenho eu conhecimento suficiente para avaliar o seu sabor???
    Excelente texto, brilhante continua a escrever textos com esta sabedoria para que nós possamos enriquecer as nossas vivências!!!
    Mais uma vez adorei :))

    ResponderEliminar
  4. Acho que não podias ter escrito melhor! O conhecimneto está lá à mão de semear de qualquer pessoa mas a forma como o vivemos, o inserimos na nossa vida, as nossas experiências é que nos diferenciam...a sabedoria da vida! Única para cada um de nós!

    ResponderEliminar
  5. Nem tenho palavras para comentar. Dos teus melhores textos até ao momento. Está tudo escrito ao pormenor e bem!
    Adorei, muito!! Mesmo muito!
    Estás na profissão certa, sem qualquer dúvida...
    Parabéns!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não mereço tamanho elogio. É apenas mais um simples texto :)

      obrigado

      Eliminar
  6. Não diria melhor! Um dos textos que mais gostei de ler no teu blogue!
    Tantas e tantas vezes na vida cometemos erros atrás de erros pensando que estamos a fazer a escolha óbvia! Nada melhor que o conhecimento que ganhamos ao longo da vida fruto das nossas escolhas e vivências! Porque estamos cá para viver, não para pensar no que poderia ter sido...
    Parabéns pelo texto!

    ResponderEliminar
  7. Há uma linha que separa os textos cheios de palavras e vazios de conteúdo, dos textos, como este, com poucas palavras e cheio de significado. Essa linha é a capacidade da aplicação do conhecimento e o altruísmo de o dar "ao outro" como tu fazes aqui. Texto muito bonito e que nos momentos em que eu poder "parar" hoje me vai, certamente fazer refletir. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei que te dizer... não sei mesmo...

      Eliminar
    2. Concordo com a Suricate relativamente ao que nos transmites neste texto. Inicialmente fica-se sem palavras após ler.Muito grata e feliz por estares aqui connosco HSB.

      Eliminar
  8. É por posts como estes que continuo sempre a vir aqui.
    Muito boa reflexão.
    Tenho também um tema para reflexão.
    Até onde pode ir a referência a marcas nos blogues? Veja o meu post: http://vidademulheraos40.blogspot.pt/2012/09/blogues-alvo-de-processo.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Paula. Pelas palavras e pela companhia que me fazes :)

      Eliminar
  9. Conclusão: Muitos conhecem, mas muito poucos sabem utilizar o conhecimento!

    http://porqueequeeutbjatenhoumblog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. É exactamente isso pituxa. O que realmente interessa é a forma como usamos o conhecimento, sabedoria. Decorar todos, com pouco ou muito treino, conseguimos.
    Ainda ontem o meu prof de g.o. dizia. Não basta saber a matéria, teremos sim de traze-la para as nossas vidas e Portugal não precisa de dinheiro, precisa sim de conhecimento/sabedoria.
    Num dos meus últimos posts falo disso mesmo. A ignorância é uma qualidade valiosa para os patrões, para a maioria.
    Excelente texto. Não espero outra coisa quando, todas as manhãs abro o Blog.
    Uma vez um treinador meu, o melhor que tive, disse-me, Não existem jogadores inteligentes.
    Não foi a lesão que te prejudicou na tua carreira, foi sim o teu cérebro. :D concordas?

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo texto e acima de tudo pela reflexão.
    Só uma observação, "...a minha experiência de vida forneceu-me conhecimentos mais do que suficientes para saber lidar com cada uma das situações da vida." Nem todo o conhecimento, seja cientifico seja empírico nos preparam para as surpresas que a vida nos traz.

    ResponderEliminar
  12. Adorei este post. E todos os dias evoluímos a lidar com os outros. Todos os dias aprendemos coisas diferentes e o segredo está em ser-se humilde e não se achar nem mais nem maior do que ninguém.
    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Wisdom comes from our journey. Enjoy the ride!

    ResponderEliminar
  14. Muito, muito BOM!!!!

    Parabens pelo blog

    ResponderEliminar