28.9.12

eu pap´açorda

O restaurante Pap´Açorda fazia parte da lista de restaurantes que queria conhecer e experimentar. Não tanto pela fama ou por ser um dos restaurantes mais in de Lisboa mas pelos diversos comentários que ouvi e li sobre a qualidade dos pratos. Ontem, foi dia de matar a curiosidade, graças à Lisboa Restaurant Week.

A primeira impressão, assim que entrei no espaço, foi de encanto. Fui logo conquistado pela simplicidade da decoração, sobretudo com os mármores antigos nas paredes, prateleiras e também nos balcões, algo que adoro. Aliás, gosto de tudo o que é antigo e simples.

Seguiu-se o contacto com os empregados do espaço. E aqui, nada de negativo a apontar. Educados, cuidadosos e preocupados, durante toda a refeição. Um atendimento destes é mais do que suficiente para ficar fã de um restaurante.

Correu tudo bem com a reserva e foi-me entregue o menu específico do evento. Aqui, tenho a destacar a oferta diversificada. Também tenho que enaltecer o facto de não terem ignorado os vegetarianos (não é o meu caso).

Como entrada, optei pelo creme de camarão, que estava delicioso. Quanto ao prato principal, escolhi os filetes de pescada acompanhados com arroz de peixe. Apesar da simplicidade do prato, foi dos melhores que comi nos últimos tempos. Para sobremesa, entreguei-me aos encantos da tarte de ameixas pretas (divinal) tendo provado também o toucinho do céu. Acompanhei a refeição com vinho branco Carm, que combinou na perfeição com os pratos escolhidos.

A tudo isto, junta-se o facto de que frequentar este espaço implica uma visita ao Bairro Alto (zona onde o restaurante está situado), o que é sempre agradável. Aconselho uma visita ao Pap´Açorda a quem ainda estiver a pensar usufruir da Restaurant Week (acaba dia 30). O preço da refeição - sem contar com o vinho - é de 20 euros e ainda contribuem para causas sociais.

NOTA: Sendo uma casa que está sempre lotada, a minha mesa acabou por ficar na zona de fumadores. Contudo, apenas uma pessoa acendeu o cigarro durante o tempo em que estive no restaurante. Agrada-me constatar que as pessoas já se habituaram a não fumar em restaurantes, mesmo estando numa zona de fumadores.

uma imagem da ementa
 
o menu para a Restaurant Week
 
creme de camarão
 
filetes de pescada com arroz de peixe
 
o vinho que escolhi
 
a divinal tarte de ameixas pretas
 
 
 
 

30 comentários:

  1. Fui lá uma vez, e achei que se faz muito barulho por pouco. Porque para comer comidinha portuguesa tradicional há outros sítios tão bons ou melhores e bem mais baratos.

    ResponderEliminar
  2. Não posso deixar de esboçar um sorriso:) Tu foste ontem e eu fui na quarta-feira! E confesso que concordo em tudo contigo, um ambiente simples, minimalista e requintado. O serviço impecável. Os funcionários simpatiquissimos. E uma das minhas zonas de eleição de Lisboa, sobretudo a dia de semana (sem ser 6.ª ou Sábado). Só tenho um pequeno reparo à ementa: eu escolhi a salada rúcula com o queijo cabra, o franguinho recheado de farinheira e a tarte de ameixa. Entrada e sobremesa óptimas mas preferia ter escolhido os filetes. E ainda pedimos a famosa mousse de chocolate para dividirmos. Deliciosa!
    De qualquer das formas foi uma noite bem passada e continuo a gostar imenso deste conceito do restaurant week:)

    ResponderEliminar
  3. Eu sou mais de restaurantes "farta-brutos" (com qualidade, claro) e por isso, ao ver as fotos só tenho a dizer...que barrigada de fome.

    Já agora, depois de provar a amostra da tarde, trouxeram a fatia a sério, não? lol desculpe lá, estou a brincar. É que eu estou muito habituado aos restaurantes do norte onde pagamos 6 a 7 € por refeição completa e a mesma dá para 3 pessoas durante uma semana. (quase)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro esse tipo de restaurante e tenho a sorte de ter um bem bom perto de casa :)

      Eliminar
  4. Pensei que eras um pap'açorda!! (é o que chamamos aqui a um...babado!

    ResponderEliminar
  5. tudo com muito bom aspecto!!! Diria que me fazia crescer àgua na boca, mas estou sem sabor nenhum!

    ResponderEliminar
  6. Fui lá talvez há uns 8 anos, folgo em saber que a qualidade continua.

    ResponderEliminar
  7. o meu comentário não tem nada a ver com o assunto, mas andei perdida no Restelo à procura da tal casa de croissants e ninguém me soube dizer onde era, já fechou? há algum ponto de referência...Estádio Belenenses ou assim?

    Obrigada.

    **
    CC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rua Duarte Pacheco Pereira 11D 1400 Lisboa‎
      213 010 987

      É perto da Av do Restelo e perto do estádio do Belenenses

      Eliminar
    2. Obrigada, próxima vez, coloco no GPS :)
      Tenho de lá passar, como gulosa que sou, creio que vou sair de lá muito feliz :P

      Bom fim de semana :)

      **
      CC

      Eliminar
  8. Ai:) Os croissants do careca! O que me fizeram lembrar! Adoro!

    ResponderEliminar
  9. Por acaso, é um um dos restaurantes que ando para experimentar há um certo tempo, por isso as tuas dicas são muito úteis!
    Pelas fotos parece mesmo muito bom!
    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se conseguires, vai lá que vale a pena. Ideal para um jantar a dois ou de amigos.

      Eliminar
  10. A capa da emente é muita gira!
    A sopa tem muito bom aspecto e não me importava que fosse o meu jantar. Agora filetes... Não gosto mto, assim como sobremesas exageradamente doces, que deve ser o caso. Gostos n se discutem. ;)

    Quanto ganhaste pela publicidade? :DDDD

    ResponderEliminar
  11. Pelo nome recordo que já fui a esse restaurante há muito tempo, mas não retive nada em especial. Bem confesso que ao contrário do que referes não gosto muito de ambientes antigos faz-me lembrar algumas Pousadas, aquelas que muitos adoram por parecerem quase Castelos ou recuperação dos ditos.Gosto de ambientes menos pesados .
    Quanto à ementa e o que mostras parece-me bem e se estava bom óptimo!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A comida era muito boa. O ar do espaço também. Porque mantém os mármores de outros tempos mas as paredes têm cores que dão um ar moderno e a mistura resulta muito bem.

      Eliminar
  12. Fiquei com vontade de experimentar! Bolas, lá vai ter que ser... :)

    ResponderEliminar
  13. Eu a semana passada fui a 3 restaurantes englobados pelo evento...e embora todos diferentes adorei cada um.

    Mas tenho de destacar o ultimo a que fui, o "Aura restaurante e longe" no terreiro do paço. Serviço, decoração, simpatia dos empregados, ambiente super requintado, confecçao dos pratos...tudo 5*!! Posso dizer que foi de longe o melhor restaurante a que fui em toda a minha vida ( e já fui a bastantes diga-se ).

    PS: Então aquela sangria de espumante com frutos vermelhos...nham nnham xD

    Gémeo...optima ideia para la levares uma potencial cunhadita hehe

    ResponderEliminar