6.8.12

o primeiro impacto

Dizem que os primeiros seis segundos de contacto entre duas pessoas marcam a relação entre ambos. Isto é algo em que acredito porque assim têm sido as minhas relações. De quem gosto, gosto logo e não me engano. E o tempo acaba por me dar razão quando não gosto de alguém, assim que os nossos olhos se cruzam. Curiosamente, a única excepção é o meu melhor amigo. Não gostei dele quando nos cruzámos num emprego mas acabámos por criar uma bela amizade que ainda hoje se mantém.

Contudo, nos dias que correm, sinto que as pessoas desvalorizam o primeiro impacto que podem causar. Cada vez mais, recebo emails de pessoas que nunca falaram comigo e que não se dão ao trabalho de apresentar. Enviam o email, com a informação que querem fazer passar e acompanham a mesma de um simples bom dia.

Pessoalmente, quando envio um primeiro email, faço questão de me apresentar e de explicar os motivos que me levam a escrever. Podia simplesmente disparar informação! Seria mais fácil e mais rápido! Mas acredito que a opção que tomo faz toda a diferença num primeiro contacto e num primeiro impacto.

44 comentários:

  1. E tu é que estás certo! Assim é deveria de ser sempre! :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo também! O 1º impacto diz muita a cerca de nós e dos outros... ;)

    ResponderEliminar
  3. sem dúvida! quando partem do pressuposto que nos conhecem ou que basta atirar a informação, ou têm uma boa desculpa para isso, ou dificilmente há nova hipótese de haver alguma empatia!

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente! Os poucos relacionamentos que tive assim foram, soube logo que aquela pessoa era diferente.

    ResponderEliminar
  5. Gosto da tua maneira de pensar! Faz todo o sentido, se as pessoas quando se conhecem pessoalmente apresentam-se porque não quando conhecem-se virtualmente? Eu também dou muita importância aos primeiros segundos de contacto e, normalmente, consigo tirar um retrato da pessoa e já sei se a coisa vai correr bem ou não.

    Engraçado é que a minha melhor amiga de infância foi uma pessoa que odiei durante uns meses após a conhecer por querer aproximar-se da minha melhor amiga na altura e agora somos amigas inseparáveis e a outra nem queremos ver-lhe a cor.

    ResponderEliminar
  6. As pessoas estão cada vez mais frias... e só olham para o próprio umbigo.
    Faz-me confusão essa falta de humanidade!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Lirio. Este Mundo precisa mais de humanidade e menos de egoísmo. Afinal todos precisamos uns dos outros.
      Beijos

      Eliminar
  7. Concordo contigo :D A primeira impressão diz tudo!

    ResponderEliminar
  8. Concordo contigo também. Gosto acima de tudo do primeiro contacto com alguém, e sou um bocado como tu, mas também já me aconteceu não gostar da pessoa e depois ficar amiga dela e vice versa também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São as chamadas excepções! A mim aconteceu com o meu melhor amigo

      Eliminar
  9. Concordo totalmente, para além de acreditar piamente na primeira impressão, também tive o mesmo caso com a minha melhor amiga quando nos conhecemos já à uns belos 12 anos e que a achei insuportável :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É curioso perceber que há mais pessoas que passaram pelo mesmo que eu com o melhor amigo :)

      Eliminar
  10. Concordo contigo, a primeira impressão é muito importante, é ela que nos dá mais oportunidades, por vezes se ela for má, poderá fazer com que se "percam" algumas pessoas.
    Mas mesmo com uma má primeira impressão, não custa dar uma segunda ou terceira oportunidades, como foi o caso do teu amigo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu amigo bastou a segunda mas foi dos poucos casos em que me enganei!

      Eliminar
    2. Por vezes o que me acontece, é que não me engano, mas quero enganar-me!

      Eliminar
  11. Engano-me sempre nas primeiras impressões que tenho das pessoas. Tanto é que não gostei de nenhum dos meus melhores amigos actuais quando os conheci. E acabo por vir a não gostar das pessoas de quem gostei muito no primeiro contacto. Portanto nunca ligo às minhas primeiras impressões xD

    ResponderEliminar
  12. Olha, já não é a primeira vez que me engano com as "primeiras impressões" :P como não tenho a tua perspicácia, dou sempre o benefício da dúvida mesmo que a pessoa não me "agrade" logo à primeira... mas já me tenho arrependido x)

    ResponderEliminar
  13. (In)Felizmente também tenho esse "problema". Os primeiros minutos, contacto são cruciais para perceber a personalidade de uma pessoa. Também já me enganei pelo menos uma vez, mas é fácil descodificar o ser humano, pelo menos para mim e pelo que penso que seja bom ou mau. Basta a forma como se cumprimenta, olhares, gestos e umas palavras e está tudo dito.

    Dou o exemplo mas recente: no meu último local de trabalho entraram duas raparigas três meses depois de mim. Quando comecei a ver muitos sorrisos, muita brincadeira e mais tarde a falar dos ex-colegas de departamento, vi logo onde queriam chegar: entrar nos quadros da empresa. Disse isto imensas vezes a uma colega que me dava bem. Hoje, a minha amiga, que continua lá, diz sempre: "tu é que viste tudo com demasiada antecedência e estou sp a mencionar isso aqui a algumas pessoas que n podem com elas."

    E continuo a referir, raramente me engano, o que leva a muitas pessoas a ficarem possessas. A verdade vem depois, ou anos, como já aconteceu com umas ex-funcionárias da minha irmã, no qual tentei alertar irmã e cunhado, mas eles simplesmente acreditaram nelas e deixaram de falar para mim. Quis abrir-lhes os olhos e eles só passado cinco anos viram. Isso é que me deu um gozo imenso, apesar da minha irmã ter sido cruel comigo. E, hoje, sei que se sente "inferiorizada" por n ter tido olho para a coisa. É pena que tenha sido levada com sorrisos, falsidades, mentiras, coisas que abomino.

    Não gosto muito de ser assim, gostava mais de não ligar, mas nasceu comigo. Não és apenas tu, nem eu e muitos mais que somos assim... Há imensa gente como nós. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que a maior parte das pessoas sabe ler aquilo que vê.

      Mesmo assim, conheço muito boa gente que acha que tudo é cor-de-rosa e feliz e que não existem pessoas más! Depois... choram!

      Eliminar
  14. Não sou de 1ºs impactos, sou distraida e num 1º contacto muito me passa ao lado, fico com uma impressão geral que determina se continua a fazer parte dos meus relacionamentos ou não. Com a continuação ás vezes refaço o parecer anterior,porque afinal tenho amigas/ amigos que depois se mostraram ser diferentes desse 1ºimpacto. Não me chego a desiludir porque também não sou de me "ligar" logo.Dou-me bem à partida com todos porque sou bastante extrovertida mas se algo me desilude também me afasto. Os amigos verdadeiros eu os escolho e com tempo!.:-).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu no primeiro impacto não me escapa nada :)

      E normalmente marca a relação que pode nascer daí!

      Eliminar
    2. Acredita que ás vezes gostava de ser assim,ter logo esse "olho".:-)

      Eliminar
  15. As primeiras impressões são as que concebemos, (sobre outra pessoa), não necessitamos de muita informação…observar o comportamento verbal e não verbal. Apenas pequenos sinais do seu comportamento para podermos fazer juízos.

    Como anteriores comentários, ideia sobre a pessoa, mais tarde mereceu a minha a minha confiança, bem como vice-versa. Acabamos por simpatizar com pessoas que durante muito tempo implicávamos.

    Normalmente não me engano…muita observadora…

    ResponderEliminar
  16. Tenho muito cuidado nas avaliações que faço, já fui muito surpreendida.

    ResponderEliminar
  17. O primeiro impacto, com o qual tenho todo e qualquer cuidado... raramente 'não gosto' das pessoas, mas quando isso acontece leva muito tempo para que isso mude.

    ResponderEliminar
  18. Dou sempre o benefício da dúvida.
    Normalmente, quando me conhecem, as pessoas não ficam com uma boa impressão, não gostam, sei lá... Sempre achei que era do meu tom de voz ou da cara. Enfim!
    Mais tarde, quando me dão uma oportunidade (ou quando eu dou uma oportunidade), acabamos por fazer grandes amizades. Poucas pessoas criam logo grande empatia comigo. Só me consigo lembrar de uma, da qual sou grande amiga. As restantes foram conquistas de parte a parte:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque será que isso acontece? Porque achas que as pessoas não descobrem logo como és?

      Eliminar
    2. Já pensei imenso sobre isso, acredita. Já fiz todos os filmes possíveis e impossíveis à volta desse assunto. Ou porque a voz assim, ou porque a cara assado. O mais cómodo é pensar que as pessoas não são muito perspicazes! Mas também não me parece que seja só isso.
      Sou uma pessoa super simpática, é uma das características com que me definem, pelo menos, ao fim de me conhecerem. Também te posso dizer que me acontece mais frequentemente com mulheres e mais raramente ou quase nunca com homens, e poderás encontrar aí alguma explicação, mas nisso não quero acreditar, e prefiro nem adiantar mais do que isto. Resumindo e concluindo, não consigo encontrar uma verdadeira explicação, mas é um facto, e vou continuar a tentar perceber o porquê disso acontecer.
      Certamente continuarei também a dar uma 2ª oportunidade de conhecer e de me dar a conhecer, para além daquele primeiro impacto visual. Acho que, no mínimo, antes de nos pronunciarmos sobre quem quer que seja, se exige uma boa conversa ou várias. Já diz o velho ditado, quem vê caras não vê corações.

      Eliminar
    3. Muito bem!

      Isso de acontecer só com mulheres explica muita coisa :)

      Eliminar