8.8.12

impossível não acreditar no amor


Ao longo da vida, julgo que todas as pessoas passam pelo mesmo, no que ao amor diz respeito. Existem paixões avassaladoras que aceleram as batidas do coração! Guardam-se memórias do primeiro amor, do primeiro beijo, do primeiro nó no estômago e das chamadas borboletas que nos deixam inquietos.

Existe também dor. Na traição, no amor não correspondido e em todos os segundos que nos julgamos incapazes de amar alguém, seja por que motivo for. Poderá até chegar uma fase em que se odeia o amor, os bombons em formato de coração e todas as músicas lamechas que servem de banda sonora a qualquer paixão.

Eu não fujo à regra. Já passei por tudo o que acabei de escrever. Amor, paixão correspondida e não correspondida, traição, sofrimento e alegria. Tudo! A minha vida já teve de tudo um pouco. Mas, em momento algum, deixei de acreditar no amor.

E a explicação é simples. Nos momentos menos bons lembro-me dos meus pais. Casados há quarenta anos são o casal mais apaixonado que conheço. Passados tantos anos, passeiam de mãos dadas como se fosse a primeira saída a dois. Amam as virtudes e toleram as diferenças. Acima de tudo, respeitam-se. E assim deve ser o amor!

48 comentários:

  1. Isso é lindo. Tenho 21 anos e, apesar de saber ainda pouco da vida, acredito que estou a viver um desses amores que não esmorecem com o tempo. É a melhor sensação do mundo :)

    ResponderEliminar
  2. e ainda se fazem amores desses?
    para a geração que está agora nos 20-30?

    ResponderEliminar
  3. Oh, tão fofo! Os meus pais também fizeram há pouco tempo trinta anos de casados e são sempre ternurentos um com o outro, namoram muito, andam de mãos dadas, trocam carinhos. Suspiro por um amor assim, apesar de saber que é cada vez mais difícil. Todos passamos por desilusões que mudam a nossa maneira de ver as coisas, mas ter alguém por perto que seja a excepção dá outra motivação para acreditar que eu também o vou alcançar! ;)

    ResponderEliminar
  4. "I have a dream"

    Felizmente já acreditei no amor. Neste momento, não acredito, mas espero vir voltar a acreditar.

    Também já vivi um pouco de tudo, que ainda me marca imenso a relação que pensei que um dia ia ser para a vida. Sempre vi a vida ao lado dele, fazer família com ele... Tudo com ele. Pensei que seriamos muito felizes porque nos amávamos verdadeiramente. Infelizmente, nada disto aconteceu. Sempre pensei envelhecer ao lado dele, porque éramos muito unidos, e uma cumplicidade, empatia fora do normal. Acabou..

    Um dia vou voltar acreditar, espero eu. Neste momento primeiro estou eu, a minha saúde e emprego. O que aparecer, será bem-vindo. :)

    Era bom envelhecer ao lado da pessoa que amamos...

    "I have a dream", do discurso de Dr. Martin Luther King ou da música dos Abba.

    "...When I know the time
    is right for me
    I'll cross the stream
    I have a dream"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que não deixes esse amor marcar a tua vida. Espero que voltes a acreditar!

      Eliminar
  5. Muito bonito e tão bom ver exemplos desses.
    "o verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá, mais se tem.", retirado de um dos meus livros preferidos , O Pequeno Príncipe. O difícil é mesmo achar este verdadeiro amor!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. o título diz tudo; o texto "apenas" confirma: obrigatório acreditar no amor

    http://visoessimples.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Espero um dia voltar a acreditar no amor.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns aos teus papás :)

    ResponderEliminar
  10. Fantástico teres uns pais assim, parabéns.

    Já passei por tudo também, e embora naõ tenha nenhum exemplo como tu, vou acreditanto, mas confesso que... cada dia menos um bocadinho pequenino. :(

    ResponderEliminar
  11. Deve ser maravilhoso ter um exemplo desses tão presente na tua vida. És um priveligiado ;). Eu também acredito, mas penso que o "pacote completo" (leia-se amor feliz durante uma vida inteira)é cada vez mais raro e difícil de viver. Difícil, porque na maioria vivemos (a tal geração dos 20-30-40 anos) de uma forma que não lhe dá grande espaço. Infelizmente (penso eu!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes e tens uma certa razão mas não deixes de acreditar

      Eliminar
    2. Não deixo mesmo :) As coisas só se passam de maneira diferente, é só isso. Mas continuam a acontecer e a ser vividos grandes amores, não tenho dúvidas absolutamente nenhumas.

      Eliminar
  12. Também já passei por isso tudo, e sinto que as coisas boas e más do amor me fizeram crescer. Estou casada há dezasseis anos (mais três de namoro), e sinto que hoje amo mais o meu marido do que na altura em que começámos a namorar. Ambos crescemos em relação ao amor.

    http://acordamicas.blogspot.pt/
    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Há dias que acredito, outros que nem por isso...
    Parabéns aos teus pais :)

    ResponderEliminar
  14. Que bonito! :) Assim é que deve ser o amor!
    Infelizmente vão sendo cada vez mais raros os casos como o dos teus pais...
    Mas o importante é continuar a acreditar... e tal como tu, eu acredito! :)

    ResponderEliminar
  15. Sempre acreditei no amor e sempre vivi para esse amor!... Nunca fui muito namoradeira porque apesar das pequenas paixões que tinha nunca me imaginava envelhecer com eles, então não seguia em frente. Achava-me demasiado exigente.
    Tive uma relação de 4 anos que no final cada um queria seguir um caminho diferente, terminou por ali... E depois de 6 anos sózinha encontrei alguém que achava que era desta!... Juntamos os trapinhos e foram 4 anos atribulados mas como sempre acreditei no amor, no meu e no dele... Fiz tudo para que resolvêssemos os problemas, fui paciente quando talvez não o deveria ser!... Fui traída! Doeu muito mesmo muito! Separamo-nos e fui aprendendo a viver sozinha... Mas ele queria saber sempre notícias minhas como eu dele!... A separação fez-lhe ver quem afinal tinha em casa e depois de toda a verdade me ter sido contada, estamos juntos!
    Sempre soube que ele me amava mas sabia que ele estava "traumatizado" com relações anteriores e nunca se tinha conseguido entregar-se a mim... Refugiando-se mesmo em outras mulheres.

    Sempre achei que mulher/homem traído nunca deveria perdoar. Nunca entendi estas coisas das traições. Se o povo quer ser livre para fazer o que quer porque é que se compromete! A sinceridade nos sentimentos acima de tudo!

    A verdade é que o amo e não conseguia imaginar-me a envelhecer com mais ninguém! O certo é que o perdoei e agora somos um casal bem diferente do que éramos. Cheio de sorrisos e felizes. Juntos para tudo!
    E ouvir dele que nunca tinha conhecido ninguém com um coração tão grande, com tanto amor, com tanta paciência, com tanta compreensão faz-me perceber que finalmente ele sabe quem eu sou, que sabe finalmente a preciosidade que ele tem. E que ele não quer perder por nada deste mundo!

    Sempre acreditei que com o amor tudo era possível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro, obrigado pelo teu testemunho.

      É bom saber que depois de tudo, estás bem. Cada caso é um caso e se sentem que mudaram e que foram feitos um para o outro, FORÇA!

      Eliminar
    2. O perdão é uma capacidade muito superior e tu tens. Parabéns pelo teu perdão, compreensão. É bom saber quando nós ou outro erra e ter essa força! :)

      Eliminar
    3. @G. Obrigada pelas tuas palavras.

      Eliminar
  16. Muito bom o teu testemunho.Os meus pais também são fiéis mas não são assim lá muito de mexericos.
    Eu desde que tive um desgosto muito profundo,vi logo que não preciso de amor romântico,sou muito superior e muito fria actualmente e não perco nada com isso.Sou mais virada para o amor universal,hehehehehehe!

    ResponderEliminar
  17. Eu não descreveria melhor o amor, mas acrescentava ao respeito a amizade.
    Já sofri muito por amor e, apesar de só ter tido 2 amores, foi duro, mas cresci enquanto pessoa, tornei-me mais forte, mas também criei muitas barreiras de proteção.
    Atualmente estou sozinha, não digo que deixei de acreditar no amor, mas sei o que é amar e o que se faz por amor. Acho que os homens são extremamente egoístas e se inicialmente tudo são roas, rapidamente elas criam picos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes mas acredita que os homens não são todos iguais :)

      Eliminar
  18. Se a vida fosse apenas feita de Amor... e da maneira como o descreves éramos todos tão felizes e tão amigos, mas na verdade o Amor cor de rosa têm um lado muito cinzento.
    Os teus pais também já conheceram esse lado cinzento, mas depois tiveram foi a sabedoria de o voltar a pintar de rosa, e isso está reservado a muito poucos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que nem tudo é fácil. Amar é dar sempre mais e ultrapassar todos os momentos.

      Eliminar
    2. Dar e voltar a dar por vezes cansa.

      Eliminar
  19. Como balanço de vida a dois o amor existe sim, acredita !

    É um acumular de coisas boas e menos boas que são a vivência de uma vida. Digamos que é um rio, fruto de 2 ribeiros que se intercruzaram em dada altura e que vão respeitando as suas correntes que são a individualidade de cada ser.

    Rio que corre num sentido único fruto da cumplicidade de dois seres durante mais de 30 anos,( no meu caso). De ver no outro a continuação dele próprio apesar de todas as contrariedades do dia a dia.
    Claro que , tal como cada dia, esse rio nasce em cada amanhecer, tb nunca está consumado mas vai-se construindo e inovando nos pequenos gestos simples diários!
    Até quando não importa, importa manter esse balanço que é bom!
    O essencial é nunca deixar de acreditar e ir fazendo por isso!!

    ResponderEliminar
  20. Gosto muito do que escreveste :)
    Os meus pais já se separaram há mais de vinte anos... Tenho pena de não assistir a um amor assim. Mas é o que quero para mim e continuo a acreditar que vou encontrar.
    Pode ser que um dia tropece nele por aí :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Uma inspiração este teu post. Eu nem sempre acredito!
    O Mundo está demasiado egoísta para amar!!!! ou seja, as pessoas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)

      Tens razão. Está! Mas não deixes de acreditar que há excepções :)

      Eliminar