28.8.12

captações

Quando era miúdo e só pensava em futebol, estava atento a tudo o que eram captações dos clubes que mais me interessavam. Participei em algumas e felizmente nenhuma correu mal. Aliás, foi assim que comecei a minha "carreira" desportiva. Fui aos treinos de captação, fui escolhido e tudo aconteceu de forma natural com o passar dos anos. Curiosamente, voltei a fazer captações no meu último clube, tal como tinha feito no primeiro.

A verdade é que as captações são comuns para os mais novos e pouco divulgadas para os mais velhos. Contudo, os meus olhos brilharam hoje pela manhã quando vi um anúncio de captações, para os séniores, para um clube situado a poucos quilómetros da minha casa.

Assim que os meus olhos cruzaram aquela informação percorri todo o meu passado desportivo em segundos. Lembrei-me das viagens de transportes, das caminhadas à chuva e das boleias do pai para não perder um único treino. Depois disto, fiquei cheio de vontade de fazer o saco e preparar-me para o treino às 20 horas.

Apesar dos 31 anos, apoderou-se de mim o desejo de me sentir criança novamente. Quis enfrentar o medo que qualquer jovem tem de ser rejeitado, sentimento que vivi (e venci) aos 12 anos. Fiquei com vontade de provar, sobretudo a mim mesmo, que ainda posso fazer qualquer coisa no meu espaço de eleição: o rectângulo verde. Tenho até sexta-feira para decidir se arrisco ou não... mas vontade não me falta.

39 comentários:

  1. Claro que é de arriscar. O que é que perdes? Nada!!! :)

    ResponderEliminar
  2. arrisca ou irás lamentar-te para sempre...

    o gosto do "e se" é amargo...

    welcome back :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso como tu mas neste caso não existe esse arrependimento eterno porque trata-se de algo que fiz durante quase toda a minha vida. A novidade aqui é perceber se ainda posso ser útil a um clube.

      beijos

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Neste momento a minha cabeça é um turbilhão de sentimentos :)

      Eliminar
  4. Vai atrás do teu sonho... não desistas. O não está garantido, acredita!

    Bjs**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sonho era aos 12 anos, agora é um vício que não me larga :)

      Eliminar
    2. Se fosse apenas vício não terias qualquer problema em continuar a fazer os jogos que fazes com os teus amigos...

      Eliminar
  5. Arrisca:) Falas com tanta paixão disto que seria um desperdício! E a vida é demasiado curta para não seguirmos os nossos sonhos...mesmo que seja um sonho de criança:)

    ResponderEliminar
  6. Força homem!
    Não há pior que o arrependimento do que não se tentou!
    Aguardo novidades!
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Bem... Pelo que acabei de ler, só és burro (desculpa, não é com intenção de ofender) se não arriscares!
    Vê-se bem a paixão que tens por esse rectângulo verde e só faz sentido se participares nele ;)

    ResponderEliminar
  8. Realmente, porque não?
    Nem acho que a pergunta se será útil a uma equipa ou não se deva fazer, não é para isso que servem as captações? Para eles, direcção e corpo técnico, decidirem se faz falta ou não? Logo com essa parte preocupam-se eles, nós, atletas, vamos pelo gosto e amor à camisola, dar o melhor e fazê-los aceitar que seremos úteis.
    Este ano também voltei a treinar e só o simples facto de ter a rigidez de horário para os treinos, fazer a mala para o treino, chegar tardíssimo e estoirada a casa , já mete um sorriso na cara. Acredito que se passe o mesmo para esses lados, e se perder não se perde nada se não o tempo das captações, porque não? Só para matar o gostinho :)
    Go ahead!

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. Quando os clubes precisam de jogadores fazem treinos de captação. São treinos abertos a todos. Qualquer um pode aparecer e normalmente são divididos em duas equipas (ou mais, dependendo do número de jogadores que apareçam). Depois, joga-se futebol e o treinador escolhe aqueles que quer para a equipa.

      Eliminar
    2. Boa! agora já sei o que são foras de jogo (uma das primeiras lições de bola que tive) e captações, obrigada.

      Hoje é dia de Real madrid! vai portugal :p

      Eliminar
    3. Estou aqui, caso tenhas mais dúvidas :) Apesar do Mourinho, CR, Pepe e sobretudo Coentrão, eu estou pelo Barcelona, clube que amo há muitos anos :)

      Eliminar
  10. de colega de futebol e estando no teu grupo de pares digo-te aquilo que pensei quando me convidaram este verão para duas equipas. "Quando é que vais poder competir novamente? Com 40, 50 ou 60 anos? Se não for agora nunca mais será."
    Este ano vou fazer, provavelmente, o meu último ano de fut11, creio que será um ano sem muito afinco mas como muito sentimento e nostalgia. Entendo agora muitos jogadores acima dos trinta. Aqueles que critiquei em adolescente.
    E quem sabe se isso não se torna uma nova rubrica no blog?
    Abraço.
    Onde jogaste em miudo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes mas a verdade é que já não tenho 15 ou 20 anos. A minha vida é outra. O que me dá mais que pensar são as lesões. Uma coisa é lesionar-me com essa idade, outra é agora, quando tenho a minha profissão. Mas a vontade de jogar é muita. Tanto que abandonei o futebol e poucos anos depois voltei a jogar.

      Quanto à rubrica, isso seria realmente engraçado :)

      Quando era mais novo joguei no Paio Pires FC e Amora (a maior parte dos anos), nos escalões de formação. Enquanto sénior, joguei no Beira-Mar de Almada e mais tarde no Azoia, perto de Sesimbra. Pelo meio aventurei-me em diversos torneios de futsal.

      E tu?
      Abraço

      Eliminar
    2. joguei neste lado do Tejo apesar de ter jogado contra algumas equipas desse lado com é o caso do barreirense, cova da piedade e outras do algarve.
      Joguei no Domingos Sávio com quem tenho uma foto do joão pereira e quaresma, os dois na mesma equipa :)impensável, quase.
      Joguei no Atlético Clube Portugal e depois aventurei-me no futsal, oficinas de s. josé e Fófó, o meu maior erro.
      Hoje, este ano, devo fazer uns jogos numa equipa alentejana de Reguengos de Monsaraz. Penso que será o último ano.
      Torneios de futsal, entro todos os anos desde os 17 sem falhas. Para o ano poderia contar contigo. Alinhas? :D

      Eliminar
    3. Belos clubes. Joguei contra o Atlético no campeonato nacional de juvenis. Bela ideia essa do futsal :)

      Eliminar
    4. ah foi. Jogavas em que clube nessa altura? Eu entrei nos juvenis para o Atlético.
      ficou registada. Não costumo entrar em torneios aqui de Lisboa. É sempre fora de Lisboa de preferência no Alentejo.

      Eliminar
    5. Jogava no Amora. O jogo em Alcantara esteve para não se realizar pois foi no Inverno e o campo estava cheio de água.

      Eliminar
  11. Dizes que "resta ver se és útil ao clube" mas se calhar estas a ignorar que o clube te pode ser útil a ti pela capacidade de te dar momentos a a fazer algo que te dá tanto gozo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho dúvidas nenhumas que o clube, seja ele qual for, seria muito útil para mim. Isso é garantido. Até porque, nos últimos anos escolhi clubes/projectos que passavam por um bom balneário.

      Eliminar
    2. tinham janelas para o lado feminino? :p
      força nisso. acho que já tomou a decisão =)* pode ser a sua maneira de fazer um "reboot universe".

      Eliminar
    3. Por acaso já joguei num clube que tinha futebol feminino e onde tínhamos uma massagista em vez de um massagista :)

      Eliminar