14.8.12

a descoberta dos amigos improváveis

Uma das grandes características da blogosfera é a descoberta. De pessoas, lugares, espectáculos, restaurantes, livros, filmes e por aí adiante. Tudo à distância de um simples clique. O que era desconhecido passa a ser familiar. E sendo familiar para mim, poderá vir a ser para outras pessoas.

Foi assim que descobri o filme Amigos Improváveis. A primeira vez que ouvi falar desta longa metragem foi num blogue, O Arrumadinho, se não me engano. Fiquei curioso e procurei mais. Li outras opiniões e o desejo aumentou, mesmo não sendo grande fã de cinema francês.

Ontem vi o filme e fiquei encantado. Algo que me cativa imediatamente é o filme ter como ponto de partida uma história verídica. Isto é meio caminho andado para gostar do que vejo. Contudo, há muito mais neste filme, que conta a história de um aristocrata - que fica tetraplégico após um acidente de parapente - que contrata um jovem ex-presidiário para tomar conta de si diariamente.

Com humor inteligente nas alturas certas, este filme tem o condão de apaixonar e emocionar. É maravilhoso ver como duas realidades tão distintas conseguem conviver em harmonia, chegando até a depender uma da outra. É daqueles filmes para ver e comprar o dvd, para aquelas ocasiões em que se quer recordar uma história mágica.

Sem aprofundar muito, não posso deixar de mencionar momentos que me tocaram e que são recorrentes no dia-a-dia. A forma como a sociedade olha para um recluso. Se já esteve preso, se tem cadastro é porque não presta e não faz bem a ninguém. É desta forma que são vistos os presos, não separando quem matou por prazer daqueles que tentaram roubar algo para sobreviver ou salvar uma família.

Também me emocionou o medo de amar por parte de alguém que se julga diferente de grande parte dos homens. Apesar das imensas qualidades, estar preso a uma cadeira de rodas aumenta o medo de viver um amor, mesmo existindo o desejo de alguém.

Por fim, algo que sempre me fascinou. A arte e as fortunas que se pagam para as ter. No que difere um quadro desconhecido, aliás o mesmo quadro, quando exposto na casa de um pobre ou no palacete de um milionário? Na habitação do pobre, é lixo. Exposta na casa de um aristocrata, é arte. É uma obra de um artista que vai dar que falar e cujo valor das suas obras vai aumentar com o tempo.

São apenas três exemplos que me fizeram apaixonar por este filme que irei certamente rever e que aconselho a toda a gente.

46 comentários:

  1. Também descobri este filme na blogosfera e foi uma surpresa fabulosa.
    Um dos melhores filmes que vi ultimamente.

    ResponderEliminar
  2. Está na lista após sugestão dum colega...

    ResponderEliminar
  3. Foi o melhor filme que vi este ano. A história emociona, cativa e passei o tempo quase todo com um grande sorriso :)
    Acho que é um filme a não perder!

    ResponderEliminar
  4. Também adorei o filme e considerei-o dos meus favoritos dentro do género. :)

    ResponderEliminar
  5. Agora tenho mesmo de ver...estou muito curiosa!

    ResponderEliminar
  6. Podias ter-me convidado... andei eu a fazer o zaping da MEO a noite inteira.

    ResponderEliminar
  7. Aconselho mesmo este filme! Vi-o à uns 2 meses atrás e sei de antemão que o quero voltar a ver! Já não via um filme assim tão simples e marcante à algum tempo! É impossivel não sairmos bem dispostos independentemente da tristeza associada à história! A amizade pura encontra-se onde menos se espera...e aquelas 2 pessoas precisavam de se encontrar para serem felizes e encontrarem o seu rumo! Ajudaram-se mutuamente e de uma forma desinteressada...o que é raro hoje em dia, em que assistimos constantemente a cobranças! Boa escolha de filme!

    ResponderEliminar
  8. Vi o filme no dia de estreia, se não me engano (eu gosto de filmes franceses e já estava à espera que saísse por cá há uns bons meses), ainda não se falava dele na blogosfera. Excelente filme, sem dúvida, com uma banda sonora contagiante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou grande adepto do cinema francês mas este filme cativou-me!

      A música é muito boa. Vou passar o dia a ouvir Earth Wind & Fire :)

      Eliminar
    2. Esta música já apareceu no filme Babel... mas as pessoas não devem ter notado! Quanto ao compositor, o Ludovico Einaudi há muito que é uma das minhas escolhas na música.

      Eliminar
  9. Um filme a ver e a rever várias vezes.. sempre que o fazemos descobrimos algo que nos tinha escapado da ultima vez.

    ResponderEliminar
  10. Também já vi, é um filme grande em sentimentos, provocações, e interrogações.
    É um filme que não nos entretém como a maioria, mas nos faz pensar em coisas, que por vezes o dia a dia engole.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os três exemplos que referi fazem parte da vida de toda a gente. Acho que todos conhecemos casos assim

      Eliminar
  11. Eu vi, porque uma prima disse-me que viu no cinema e adorou. Acho que é uma história espetacular, da qual se tiram varias lições para o nosso dia-a-dia. Posso dizer que durante as quase duas horas do filme as minhas emoções pareciam uma montanha russa (ri, chorei, chorei e ri). É um daqueles filmes que nos deixa completamente colados/as ao ecrã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Dá para tudo e não conseguimos desligar do filme. Só fiquei triste porque o dvd não tinha extras.

      Eliminar
  12. Fui ver sem grandes expectativas e adorei o filme, muito bom mesmo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ia com grandes expectativas porque tinha lido coisas muito boas sobre o filme. Mas superou tudo o que pudesse pensar.

      Eliminar
  13. Sem dúvida alguma que é um filme "to remember". Um filme improvável mas adorável :D

    ResponderEliminar
  14. Não conheci através da blogosfera. Quando vi, já ia com grandes expectativas e seriamente influenciada pela crítica, que é algo que me chateia quando vou ver um filme. Normalmente gosto de ir em branco. Contudo, em relação ao Intouchables, não saí defraudada.
    É de facto, um grande filme, cheio de emoção e humor. Saber que é baseado numa história real faz-me ter vontade de sonhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou como tu. Prefiro não saber nada :)

      Gosto disso, da vontade de sonhar :)

      Eliminar
  15. Já ouvi tts coisas boas sobre este filme e está definitivamente na minha lista de "a ver"! I

    ResponderEliminar
  16. Vi no cinema e adorei.
    Quando se trata de histórias verídicas, históricas estou presente.:)
    Este ano destaco dois filmes muito bons: "Amigos improváveis" e "Millennium 1: Os Homens Que Odeiam as Mulheres".
    Para sorrir: "Ted". :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O segundo ainda não vi mas este está no top certamente. O Ted é maravilhoso e apesar de ser emotivo (em alguns momentos) é completamente diferente deste

      Eliminar
    2. Para mim os "amigos improváveis" é uma lição de vida. Escreveste todos os pontinhos no qual destaquei quando fui ao cinema vê-lo com uma amiga. Não tinha mais nada a dizer.. ;)

      Eliminar
  17. estou curiosa, espero ver em breve.

    ResponderEliminar
  18. já o vi há bastante tempo e concordo com tudo o que referiste.
    penso que é uma grande lição para aqueles que julgam os outros à primeira impressão!
    já está na minha lista dos dvds a comprar...
    ML

    ResponderEliminar
  19. Tb vi ontem à noite!!! Combinámos ou quê oh HSB?!?

    ResponderEliminar
  20. Vi o filme e não podia estar mais de acordo contigo :) quando soube que era baseado numa história verídica, nem queria acreditar!... Acho que o que mais me surpreendeu nesta história, foi o facto de um aristocrata ultrapassar o preconceito de que falaste e apostar numa pessoa que os outros vêem como inútil :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo :) Era inutil mas o único que não tinha pena dele

      Eliminar
  21. é simplesmente tocante e mexe com emoções!! com as nossas emoções, connosco enquanto seres humanos e o que andamos por aqui a fazer se não viver em sociedade. e é simples, é só estar disponivel para isso.

    ResponderEliminar
  22. Também não sou fã de cinema Francês e adorei este filme. Uma amizade muito pouco provável...que ficou para a vida, que deu vida. Espectacular!

    ResponderEliminar
  23. É daqueles filmes "que nos lava a alma". Pena serem cada vez menos..
    http://entreameianoiteeastres.blogspot.pt/

    ResponderEliminar