28.6.12

tento mas não consigo perceber isto


Ocasionalmente dou por mim a pensar numa realidade que me custa perceber. Quais os motivos que levam determinadas pessoas a desperdiçar o dom com que nasceram. Há quem lute uma vida inteira pelo sucesso. Muitos ficam contentes quando acabam um longa vida académica e encontram um emprego onde ganham cerca de mil euros. Para grande parte das pessoas, esta é a real definição de sucesso.

Depois, há aqueles que nasceram para triunfar. O talento é algo que destila pelos poros da pele. O caminho está trilhado. Resta brilhar, e em condições normais, trabalhar esse dom para que seja ainda mais especial. Contudo, há cada vez mais casos de desperdício de talento. Pessoas que ganham “fortunas” precocemente pensando que esse dinheiro é uma fonte eterna que nunca se esgotará. Por mais que tente, não percebo os motivos que levam a esta realidade.

32 comentários:

  1. Tirando a parte dos desperdicios e da parte em que a malta julga que o tostão será eterno assim como o sucesso...(não trabalhem e evoluam não).....eu consigo dizer-te que
    Pode haver motivos que nos levam a seguir outros caminhos.....que não aquele que pensavas que seria a tua vida...o teu talento... a tua arte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Mas por exemplo, o Fábio Paim (o primeiro caso que lembro) podia ser o melhor jogador do mundo e não é ninguém. O próprio Cristiano Ronaldo dizia: "se acham que sou bom esperem até ver o Fábio Paim". É a isto que me refiro. Até porque sonhei ser jogador e não sou. Quis um curso que não tirei e trabalho onde não sonhava. Mas sou feliz e não desperdiço nada :)

      Eliminar
    2. Já somos muitos a não perceber.

      Tenho uma amiga que tem um dom, que é pastelaria. Faz os melhores bolos que já comi, no entanto decidiu que não quer mais nada com aquilo.

      Desfez-se do negócio porque queria trabalhar na área da qualidade.

      Resumindo, há anos que está desempregada e não acerta com nada.

      Cansei-me de aconselhá-la, mas caiu em saco roto.

      Eu não tenho nenhum dom específico, mas se o tivesse decerto não o desperdiçaria. Pelo contrário, faria como o CR, trabalharia para melhorar.

      COmo dizem e bem, deus dá nozes a quem não tem dentes.

      Eu até tenho uma boa dentadura, mas só me chega um amendoim quando faço macacada...

      Eliminar
    3. Lamento essa história :(

      A tua amiga devia perceber que pode ser muito feliz com esse dom. Devia aproveita-lo ao máximo. Esse final de comentário é delicioso :)

      Eliminar
  2. Vivemos na era do futuro próximo e da mediocridade, muito poucos ainda conseguem pensar a longo prazo. Os que se destacam são imediatamente intitulados de arrogantes ou vedetas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. Há possibilidade de fazer fortunas muito cedo e as pessoas pensam que nada se esgota.

      Eliminar
    2. Quando as coisas caem de bandeja, não damos o devido valor...

      Eliminar
    3. Concordo e conheço realidades dessas

      Eliminar
  3. OLA, VIM CONHECER SEU BLOG,SE PODER PASSE NO MEU!
    POIS É ALGUMAS PESSOAS PENSAM QUE FORTUNA E FAMA SÃO ETERNAS!
    BOA 5ª FEIRA! BJU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Espero que gostes e que fiques por cá :) Sim, vou espreitar o teu :)

      Aliás, há pessoas que vivem para a fama...

      Eliminar
  4. Concordo. Mas como é que se sabe qual é o teu tipo de pessoa?

    ResponderEliminar
  5. A mim faz-me cá uma confusão ver casais, ou solteiros, que passam a vida em casa ao telefone, têm boas casas, carro e empregada, e eu pergunto-me como ganham dinheiro?

    Aqui o pessoal ( leia-se casal) farta-se de trabalhar no sector primário ( mas por conta própria) farta-se de trabalhar, e dividir-se pela família, pq trabalho não falta, e ganhamos para viver ( o que já não é mau para os dias que correm).

    Realmente vivesse tempos estranhos....a todos os níveis…..e o futuro assusta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há vidas muito estranhas. Sei de pessoas que vivem de aparências quando na realidade nada têm.

      O futuro assusta mas ao memsmo tempo ainda me dá mais vontade de lutar para triunfar

      Eliminar
  6. Bom, já diz o povo: Deus dá nozes a quem não tem dentes!
    Eu acho que há pessoas que nem se apercebem da sorte e do dom que têm, outras sabem mas não surgem as oportunidades certas para vingarem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belo ditado.

      Falas num ponto muito importante. As pessoas que não têm oportunidades. Isso depende de meio para meio mas a realidade é que nem sempre é fácil triunfar, pelas mais variadas questões. E acho que sabes do que estou a falar...

      Eliminar
  7. Um factor que eu poria na equação é a pressão social para determinadas profissões, as quais muitas vezes começam pelos pais. Nenhum pai, hoje em dia, sonha que o filho seja pintor, cantor, pasteleiro, ... Por muito talento que a criança/adulto tenha, vão sempre haver pressões sociais.
    Era preciso que o mundo mudasse um bocadinho de modo a que certas profissões/talentos deixassem de ser menosprezados e, assim, acredito que as próprias pessoas acreditassem mais em si e fossem atrás do seu sonho.
    Por falar em mudanças do mundo e sociedade, divaguei um bocadinho num texto meu, nem de propósito. Se tiveres um tempinho está aqui:

    http://oponguiinho.blogspot.pt/

    Mais uma vez, parabéns pelo Blog, estive uns dias ausente daqui, mas voltei para reencontrar os textos que gosto sempre de ler :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, existe cada vez mais essa pressão social. Acho que há muitos pais que querem que os filhos sejam o que eles não foram. No meu caso, sempre tive liberdade de escolha. Sempre fui incentivado para estudar e para desenvolver a actividade que mais gostava: o futebol. Quando chegou a altura de escolher o curso, também tive liberdade e sempre com o apoio dos meus pais.

      Vou ler o teu texto e obrigado pelas simpáticas palavras :) É bom saber que gostas de ler.

      Eliminar
  8. Complicado... nem tudo é simples como parece a quem vê de fora.
    A vida dos outros é sempre mais fácil, não saio das frases feitas, ou isso ou escrevia um testamento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo contrário Brenda.
      A nossa é sempre a mais fácil, porque é aquela que dominamos as variáveis. Mesmo que aqui e ali, apareçam umas incógnitas, só tu a poderás resolver.

      Eliminar
    2. Caraças, já me ri que nem uma perdida do meu coment...
      Logo eu que não pesco matemática, vim dar uma de croma!

      Acho que apanhei muito sol na mona!

      Eliminar
  9. quem tem esses talentos devia saber aproveita-los da melhor maneira :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Mas também acredito que muitas destas pessoas deixam rodear-se de pessoas erradas que se aproveitam.

      Eliminar
  10. Uma das coisas que me apercebo e que cada vez mais acontece (também já passei por isso e por vezes ainda passo) é a constante comparação que surge. Rodeados de informação (excesso e má em, infelizmente, muitas situações), dá-se o desejo de querer ser quem não se é. Mais dinheiro, mais sucesso, mais êxito, mas sempre a um nível determinado pelo exterior. A medida é posta fora de mim, provocando o desejo de ser e ter o que não se tem, nem se pode ter. E, sinceramente, se não tenho ou não sou como este ou esta, já não me importo. Reconheço que digo isto depois de alguns anos dedicado a uma formação humana mais intensa, de modo a servir mais e melhor cada ser humano.

    Quando decidi ser padre, despedi-me de comissário de bordo, já efectivo na empresa (foi tipo bomba, que até o Presidente do Conselho de Administração convocou uma reunião comigo). Sabia que podia não voltar depois de o despedimento feito. Nem sei se foi seguir um sonho, pois sonho mesmo era ser veterinário e não o fui. No entanto, depois de 9 anos como jesuíta, num bonito e profundo processo de auto-descoberta, também a conhecer gente de todo o mundo, de todas as realidades, e de estudar imenso, acabo por perceber que o sucesso humano é muito mais rico que o material. E o que é isto de sucesso humano? Que cada pessoa possa ser amada como é, sobretudo por si própria. E isto não é frase feita. É muito duro e difícil esse processo. Mas não impossível.

    Vivemos com tanta complexidade, tantos bombardeamentos de "para ser verdadeiramente (?) humano(a), tens de fazer isto ou aquilo, e mais não sei quê". Não, para se ser verdadeiramente humano(a) há que viver intensamente como se é, sem comparações que anulam a identidade. Infelizmente escuto e acompanho pessoas que acreditam cada vez menos nelas e menosprezam as suas capacidades, aumentam os limites, perdendo-se na busca de "não sei o quê".

    Hoje sou feliz. Muito mesmo. Acho que ponho os dons a render. Afinal, aceito-me, com limitações e capacidades. Sem ser o salvador do mundo, abraço quem tenho de abraçar, estudo o que tenho de estudar, vivo e ajudo a viver.

    Ah, e dentes todos temos... as nozes, essas, são feitas à nossa medida, o problema surge quando se quer as nozes que não são ajeitadas à nossa qualidade de dentes: E das duas uma, ou partimos os dentes (e queixamos-nos o resto da vida que não temos dentes para as nozes, que afinal não eram para nós), ou não comemos nenhumas sempre com a insatisfação de não encontrar a noz.

    O que vale é que o ser humano é feito de tal modo que, se vive uma boa relação de amizade, pode descobrir, mesmo de dentes partidos ou gastos de mal uso, que há sempre alguém com um quebra-nozes. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belo texto. Dou-te os parabéns pelas atitudes que tomaste e pelo que fazes com a tua vida. Fico extremamente feliz por saber que ajudas pessoas :)

      Eliminar
    2. Paulo,sj, adorei a partilha e as palavras.

      Eliminar
    3. Excelente!
      Li ontem à noite na cama e prendi-me nas palavras e sentido delas, mas respondo agora.
      Grande atitude!! Parabéns! :)

      Eliminar
  11. Nestes casos, além de outros, será necessário contextualizar. Um grande talento em si só, é como um carro sem rodas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. E muitos destes casos nunca encontram as suas rodas.

      Eliminar