26.6.12

show "dji" bola


Se há pormenor que aprecio bastante nos brasileiros é a forma positiva como encaram a vida. Podem estar a atravessar um momento péssimo mas estão sempre a sorrir e a pensar que podia ser pior.

Hoje almocei com uma amiga minha, grávida de sete meses. O almoço foi num rodízio daqueles de comer e chorar por mais (sim, mesmo em dias com quarenta graus) e no final tivemos uma pequena conversa com um brasileiro muito simpático.

Ao aperceber-se da gravidez da minha amiga, colocou-lhe a mão na barriga e perguntou: “Messi ou Ronaldinho?” “Vai ser o Ronaldinho e vai dar muito dinheiro a ganhar à mãe”, respondeu ela, a brincar. “É o primeiro?”, voltou ele a perguntar. “Sim”, referiu a minha amiga.

Ao bom estilo brasileiro, ele sorriu e disse: “show dji bola! Depois vem o segundo, o terceiro e por aí fora. Ou então ficas pelo segundo que já é bom.” “Isto está mau para ter mais filhos”, disse a minha amiga. “Isto está bom. Os portugueses estão sempre a chorar”, disse ele a sorrir.

Acho esta perspectiva da vida fantástica. Percebi que o objectivo dele não foi gozar com os portugueses que se lamentam, algo normal na situação que o país atravessa, mas simplesmente reforçar que há coisas boas na vida e que há problemas bem piores.

23 comentários:

  1. Esse senhor brasileiro tem toda a razão!
    Ás vezes é quase impossível evitar pensar q as coisas estão difíceis... Mas devemos sempre fazer um esforço para sermos mais optimistas e valorizar todas as coisas boas q temos!

    Cristina
    queriadeti.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. A verdade é que estamos tão hipnotizados com esta crise que nem vivemos....
    Somos formiguinhas trabalhadoras, tipo soldado raso....
    Os brasucas têm um positivismo que venha muito SAMBA e muita folia e tá-si légau... ;)
    Quem me dera ser assim.....bora SAMBÀAAAAAAAA

    ResponderEliminar
  3. Devias estar onde estou (África) para veres o verdadeiro optimismo, perante as dificuldades da vida. Especialmente a inocência e a felicidade das crianças, mesmo não tendo uma bola para brincar ou uns sapatos para calçar. Isso é louvável e bonito de ver! Aprende-se muito.

    Vanessa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já ouvi dizer e gostava imenso de viajar até África.

      Eliminar
  4. Uma caipirinha e uma bela picanha... o que me foste lembrar.
    Isso é maldade, caracois, farturas ainda se aguenta, assim não.
    Quanto a povo feliz, os brasileiros são bem resolvidos mas para mim no topo estão os tailandeses. Só boas vibrações :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A caipirinha troquei por sangria mas a picanha não escapou no meu almoço. Os tailandeses? Não sabia.

      Eliminar
    2. Para mim sangria é estragar um bom vinho :(
      Não consigo gostar, ou é vinho ou é sumo..

      Eliminar
    3. O povo Thai está no meu top pessoal :)

      São extraordinários, o povo mais simpatico que já conheci.
      Não falo só dos que estão ligados ao turismo, mesmo as pessoas na rua, são extraordinários.
      Há particularidades da sua cultura que me deliciam.
      Mas também existem alguns que chocam, por exemplo só podemos comprar alcool entre as 17h00 e as 23h00 mas existem crianças na rua depois das 24h00 a vender flores aos turistas... crianças da idade da minha sobrinha (que ainda não anda na escola primária)...

      Eliminar
    4. Desconhecia. A realidade que relatas no final é comum a muitos sítios do mundo...

      Eliminar
  5. De facto é verdade, os brasileiros têm muito esse optimismo, saber dar a volta mesmo que estejam também mal mas conseguem ver sempre o lado positivo da coisa. Não sou uma pessoa pessimista mas às vezes tenho aqueles dias, por norma é só um dia ;), que parece que o mundo vai acabar. Acho que cheguei a uma idade, (trintas) olho as coisas de outra forma, apreciar mais, não fazer dramas em coisas fúteis. Gostava era de ter dias com mais optimismo, que por vezes não é fácil, a "veia" portuguesa é terrivel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra!

      Ficam felizes com coisas simples como uma televisão e futebol. Há sempre motivo para uma boa gargalhada. Sou como tu, ou seja, tenho os meus dias mas também já aprendi a chatear-me apenas com o que é realmente sério.

      Eliminar
  6. Olha quantas vezes penso no que dizes..porque é que os Portugueses são assim sempre a puxar para o sentimento. Até o fado, uma canção triste os caracteriza. Quem já viajou por Paises da Ásia e África e se confrontou com miséria extrema não esquece daqueles sorrisos de crianças que brincam com um monte de trapos a fazerem de bola ou no meio do lixo inventam brinquedos e a sorrir para nós nos dizem " Namasté". Adultos que apesar da vida tão dificil dançam e cantam à noite ás portas de casa. Há lugares no Mundo que depois de visitarmos nunca mais somos os mesmos!!
    Sabes depois disso, passamos a dar valor a quem sorri, a sorrir e... não desejar o sorriso alheio!!Ele está dentro de nós, cultive-mo-lo!

    ResponderEliminar
  7. "Mais vale ser alegre que ser triste, a alegria é a melhor coisa que existe" (Samba da Benção)...
    Nem sempre fui optimista, ainda estou a aprender a sê-lo. Mas tento, porque não tenho dúvidas de que, qualquer que seja o problema ou contratempo, se olharmos para o lado positivo tudo fica mais fácil.
    São os momentos bons e maus que nos tornam quem somos. Talvez sem momentos tristes não soubéssemos valorizar tantos as coisas boas da vida ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Ontem, ouvi na rádio que só as pessoas menos certinhas é que amadurecem. Ou seja, aquelas que erram é que amadurecem. Não sei se isto é verdade mas o que quero dizer é que nos momentos menos bons temos que nos apoiar nos bons para sair do lodo em vez de ficar sempre triste. Gosto da tua citação :)

      Eliminar
  8. Os brasileiros são reis na arte de transmitirem energia, alegria e optimismo.
    O povo português é muito apagado comparado com ele. Deve ser do clima... ;)

    ResponderEliminar
  9. E é verdade...haverá povo mais "queixinhas" que o nosso? Para nós, a vida está sempre má, nunca é a altura certa para nada, a culpa é sempre da crise e dos políticos! Até cansa... Sorrir e ajudar os outros com atitudes e afectos ainda não custa dinheiro! Estamos sempre tão preocupados em "como viver" que nos esquecemos que o importante é "viver". Toda a gente se queixa, toda a gente está deprimida, mas ninguém faz nada para mudar. A mudança não está nos outros, mas sim em nós próprios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse cenário é a generalidade do país, na minha opinião. Gosto das pessoas que nesta altura, olham para a palavra crise e retiram o s da mesma.

      Eliminar