5.6.12

o que é feito do orgulho?

Não sou jogador de futebol mas se fosse, o meu maior orgulho seria representar o meu país, neste caso Portugal. Nada seria mais gratificante para mim do que envergar a camisola portuguesa, ouvir e cantar o nosso hino e disputar as grandes competições desportivas como é o caso do Europeu e do Mundial.

Por sentir esse orgulho, faz-me confusão que os jogadores se preocupem em discutir prémios de jogo e que tenham direito a um valor diário para representarem o país. Acho isto injusto, muito mesmo. E gostava de ver algo que não sei se é feito por algum jogador. Gostava de ver alguém como o Cristiano Ronaldo dizer que o valor acumulado durante o Europeu será doado a uma instituição de caridade. Seria um gesto muito nobre que não faria qualquer dano na conta bancária dos jogadores.

E como se isto não bastasse, fico a saber que Portugal é o país que mais dinheiro gasta com a estadia na Polónia. Os portugueses vão gastar mais de 33 mil euros por dia. Tendo em conta o estado do país acho que este valor exurbitante e vergonhoso. A Espanha, nada menos do que a campeã europeia e mundial, vai gastar um valor diário de 4700 euros. Será que a diferença do futebol dentro do campo está relacionada com o conforto do hotel?

Tudo isto me faz confusão mas estarei a torcer por Portugal nos jogos da fase de grupos. Espero que a equipa de todos nós mostre mais do que tem mostrado e que faça um grande europeu. Força Portugal! Eu acredito!

14 comentários:

  1. Há aqui obviamente uma grande falta de humildade em relação à estadia....Quem vai pagar isso tudo já sabemos bem quem é....aliás pagámos .....
    Já estou como dizes...façam alguma boa acção e partilhem os milhões com quem nada tem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como dizes e bem... somos todos nós a pagar esta quantia loucamente exagerada face à situação portuguesa

      Eliminar
  2. O povo português é assim, gosta de se demonstrar que tem e pode. Viver muito acima do que tem.
    Viu-se ontem pela inúmeras reportagens (sim, vocês jornalistas também tem culpa, mas tb tem que preencher os telejornais, jornais de alguma forma...).

    Concerteza devem ter imensas regalias como massagens, vícios de cada jogador... Sei lá mais o quê, mas o típico português gosta de se demonstrar.

    E dizes bem. Falta muita humildade a eles a muitos portugueses. talvez por essa falta de humildade e realismo, estamos a viver num país que nem comento...

    Esse dinheiro gasto em alojamento é uma VERGONHA Nacional!!!

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quando se passa a vida a pedir a todos nós para apertar o cinto e baixar as calças (em simultaneo) deveria ser dado o exemplo de poupança e não o de luxo

      Eliminar
  3. Já nem comento a parte do despesismo da nossa selecção, agora a parte de esperar que eles joguem por orgulho á camisola, ou a tua sugestão de doarem os prémios, era bom que assim fosse, muito bom, demonstrava carácter e honradez da parte deles, mas como já não acredito no Pai Natal á muitos anos, também não acredito nisso!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não acredito mas gostava mesmo muito que me fizessem acreditar

      Eliminar
  4. Também fiquei pasma quando soube quanto vai custar a estadia da Selecção para o Europeu.
    Agora, quero acreditar que alguns jogadores, efectivamente, doam parte do que ganham a instituições de solidariedade.

    ResponderEliminar
  5. Fiquei abismada com a grana que foi gasta.

    ResponderEliminar
  6. Uma palavra para toda a situação: ABSURDO!!
    Tenho orgulho em ser português, mas fico tão triste com o que alguns de nós, que deveriam ter noção, sentido e mais não sei quê, fazem. É que é tocado o ridículo... Entramos como se fossemos os heróis e arriscamo-nos a sair com o mundo a rir da nossa cara. E depois, lá vem o orgulho, não o sano, mas o patriotista de alma ferida, ai e tal, o mundo é que é mau... Pois, habilitamo-nos! Este tema altera-me confesso... Sobretudo quando acompanho MUITAS situações de miséria. Enfim.
    O desporto é de uma riqueza tremenda e acaba por ser conotado com o pior. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente uma situação absurda. A atitude da selecção devia ser o espelho do país. Escolher um hotel barato para dar o exemplo. Do estilo, nós poupamos porque os tempos complicados que os portugueses vivem não podem ser esquecidos. Mas, em vez disso, gastamos dinheiro como se o mundo estivesse aos nossos pés. Muito mau!

      Eliminar
  7. Ainda se aproveitassem algum do dinheiro para investir em formação... Por isso é que temos "meninos" como o Cristiano Ronaldo, capitão da selecção a dizer «Convidamos "pa" você ver, e "tar" presente num dos nossos jogos no Europeu, "tá"?» ao Presidente da República.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa situação é também preocupante. A maior parte dos jogadores conversa com pessoas importantes como se estivessem a falar com o colega de equipa no balneário.

      Eliminar