9.6.12

e é isto

Alemanha 1 - Portugal 0. Resultado injusto? Sim. Merecíamos mais? Sim. Mostrámos mais do que nos últimos jogos? Sim.

Mas o futebol é isto. Ganha quem marca. Não ganha que remata mais vezes nem quem joga melhor.

Numa competição destas, falhar golos de baliza aberta têm um preço muito elevado. Se o jogo com a Dinamarca já era importante, passou a ser fundamental.

Enviado do meu BlackBerry® da tmn

14 comentários:

  1. Não quero ser agoiro... Mas vão perder todos!!

    Se lhes dessem menos regalias, menos tempo para penteados, saunas, massagens e trabalhassem como qualquer pessoa "normal" fariam o seu melhor.

    Sinceramente já me mete o real nojo desta selecção! Estes sim, são uns mariquinhas!!! :D

    Tenho pena que Portugal pare para ver. Há imensas modalidades de destaque e em que somos melhores.

    Desculpa, mas é a minha opinião. Não vou ver um único jogo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação ao que dizes, também defendo que podiam estar mais resguardados. Acredito que não o façam por questões publicitárias da própria federação. Acho que o país vê além da realidade pois defendo que Portugal não é candidato à vitória final. Mesmo assim acho que jogaram bem e que mereciam um pouco mais de sorte.

      Quanto ao destaque, custa-me que a nossa selecção paralímpica seja sempre pouco noticiada. Ganham dezenas de medalhar e ninguém ouve falar deles. Estas pessoas merecem apoio, não têm muito e mesmo assim são uns verdadeiros vencedores

      Eliminar
    2. Ontem neste comentário era para ter falado do caso da selecção paralímpica ou no atletismo. Não se vê nem um décimo do fanatismo. Não se trata do desporto, ou dos gostos pessoais de cada um.

      :)

      Eliminar
  2. E Parafraseando uma pessoa amiga:

    "Que me perdoem os adeptos do futebol! Penso, aliás, que a questão que vou colocar nem sequer tem a ver com a liberdade de se gostar ou não de futebol. Trata-se antes de questões de justiça...e de absurdos. Está a tornar-se absolutamente fastidiosa e revoltante a visibilidade dada nos noticiários (e em toda a parte) à nossa seleção de futebol. E ao lado desta visibilidade está sempre a palavra desculpabilização pelos falhanços "amigáveis" e pelos que possam eventualmente acontecer.
    Povo brando o nosso! Será que as pessoas, em especial aquelas que efetivamente trabalham e vivem do seu salário, não percebem e não veem as mordomias com que estes miúdos são tratados? Não se apercebem das instalações de luxo, dos ambientes de luxo, em suma, do aparato que rodeia esta gente? A seleção TEM O DEVER de brilhar! Tem o dever de meter golos! Tem o dever de jogar bem! Se trabalham? Pois têm de trabalhar! E os milhões de portugueses que trabalham arduamente para sobreviver? Que justiça é esta? Que absurdo é este? Desporto rei? O que é isso? Um professor, um médico, um varredor de rua (and so on) que desempenhe muito bem o seu trabalho...trabalha menos que estes meninos? Por favor! É nestes momentos que me sinto uma outsider...e que me orgulho por sê-lo. Porque os vencimentos desta gente...e a sua arrogância...são um abominável e chocante absurdo!" M. Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente há muitas coisas que são absurdas. Desde o destaque dado aos luxos que ostentam. Neste aspecto, a selecção nacional devia ser o exemplo de poupança e não o é.

      Quanto ao esforço, não aceito nada abaixo da entrega e garra de Fábio Coentrão. Este sim, é um exemplo para mim no que ao desempenho profissional diz respeito

      Eliminar
  3. Achei muito interessante o comentário da G. e da M. Pinto. Parece que quanto mais regalias, menor é a produção, sentem-se os tais e mostrar serviço em campo que é bom, nada.

    Acontece o mesmo com a nossa seleção, se sentem os tais, se dão por vencedores e blau... foi-se. São tratados como reis, e os trabalhadores que se esforçam de sol a sol, em todo o tempo, nada, só salários injustos. Há de se entender? Não!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ausência de certas e determinadas regalias iria funcionar a favor da equipa. A federação pensou o contrário...

      Eliminar
  4. oh G. vai ter com os teus dilemas. é certo que há destaque injusto para algumas modalidades, mas também é verdade que é esta a única vez que uma nação vibra por uma única razão. se não vês um único jogo, azar o teu, porque de certeza que só serve para meteres a cabeça durante 90 minutos nos lençóis, não fosses tu uma deprimida assumida. desculpa a frontalidade , mas é tal e qual como tu ousas ser. que más vibrações desse lado.quando somos tão negativos, difícil vencer, quer no futebol(ex em destaque) como em tudo na vida!!!!!!!!!

    FORÇA PORTUGAL!!! JOGAMOS MUITO.........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. "Os loucos às vezes se curam,
      Os imbecis nunca."
      Oscar Wilde

      Eliminar
    3. Não deixa de ser um facto que o futebol (neste caso) tem o poder de abafar muitos problemas do país. Eles não deixam de existir mas ninguém se preocupa com eles durante alguns dias. Quanto ao vibrar, acho que em 2004 vivemos o expoente máximo dessa vibração.

      Eliminar
  5. de facto! que seja a tua máxima..

    ResponderEliminar
  6. Mais um ponto de vista de uma pessoa que deves conhecer. :)

    "Os portugueses e a selecção nacional, três considerações simplórias:
    1 - Os portugueses tratam a selecção como sua; o que é extraordinário!!!; faz sentido ter orgulho em Usain Bolt ou Michael Phelps ou Barcelona que ganham/aram tudo! mas porque razão peregrina têm tanto orgulho numa selecção que nunca ganhou nada? Qualquer outro povo mais iluminado teria vergonha, assobiava para o lado e diria "Não, não, esta selecção não é a minha, a minha é a espanhola, ou mesmo a checa...", ou então "bom, eu nasci em França..."
    A razão porque os portugueses adoram e choram pela sua selecção é a das carpideiras oitocentistas, é uma razão solidária; estar com a selecção é levar permanentemente na pá, que é o que nos acontece há milhares de anos, de toda a gente; ao estarem com a selecção que nunca ganhou nada, todos aqueles que nunca ganharam nada sentem-se compreendidos, NÂO ESTãO SÒS; como se diz em Liverpool "you'll never walk alone"...

    2 - A selecção não existe; os jogadores de que dela fazem parte são super estrelas mundiais e têm pochettes LV e são mesmo muito bons e por isso e por Jorge Mendes o mundo inteiro os quer; ora os portugueses são mais ou menos; ou seja a selecção não é a selecção verdadeira de Portugal; e os jogadores sabem isso! eles sabem que não representam Portugal mas sim a si próprios, ou melhor representam um Portugal da créme de la créme e por isso têm de se poupar, o que faz todo o sentido; na realidade, esta só será a selecção de Portugal quando baixar a fasquia para as sardinhas e caldo verde, e passar a ser constituída não por quem joga no Real Madrid mas no Rio Ave, Feirense, Oliveira do Hospital e Unidos de Montegordo! Essa sim será a selecção de Portugal; e esses jogadores, representando Portugal, ganharão tudo o que houver para ganhar, porque serão o homem ao leme enfrentando qualquer Adamastor...

    3 - A atitude da seleçção que não existe também não existe. Vamos sistematicamente para o europeu como um modelo para uma passagem, para mostrar qualquer coisa. Só há uma razão para ir o Europeu, para ganhar, fod*-se! PARA GANHAR!. Não se lá vai para passar a fase de grupos ou respeitar a bandeira de Portugal, porque isso fazemo-lo nós, os outros portugueses. Ao aceitarem - federação, o homem do risco ao meio, os jogadores - qualquer outro resultado que não seja o de ganhar perdemos logo, tudo, porque estamos logo dispostos a aceitar, baixamos as expectativas. Qualquer selecção, sim até a grega e a dinamarquesa, podem ganhar o europeu, isso faz parte do mundo do futebol. Porque não ouvi, nunca ouvi ninguém dizer isto "Vamos ao Europeu para ganhar e qualquer outro resultado é uma merda!".

    não parece difícil pois não, ou é pedir demais?"

    Manuel Forjaz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já ouvi alguém dizer, acho que os futeolistas portugueses são uma espécie de guerreiros do séc. XXI. Acho que existe uma ligação forte porque jogando bem ou mal, é o nosso país e como diz o Paulo Bento, é talvez uma das únicas áreas onde nos podemos bater com qualquer país. O que me incomoda é o folclore à volta de futebol, que é o que realmente interessa.

      Eliminar