8.5.12

sem reservas

Estive a dar uma vista de olhos no episódio de Sem Reservas, que Anthony Bourdain gravou em Lisboa. Não consegui vê-lo na totalidade nem com a calma e tranquilidade que desejava. Acabei por dedicar-me a uma parte que já me tinham falado. Refiro-me à ida aos fados na companhia de António Lobo Antunes e Carminho. Com fado à mistura, a conversa tinha que acabar em tristeza. Aqui podemos discutir o eterno discurso de que somos uns coitadinhos, uns tristes e que nada nos alegra. Eu discordo disto mas não censuro que defende que os portugueses são realmente assim. O que me deixou pensativo foram duas frases de António Lobo Antunes. “Os mais jovens não têm futuro nem emprego. Vão para a universidade com a esperança de ganhar mil euros ou menos” e “Às vezes questiono-me se Portugal não será aquilo que o mar não quer”. Será mesmo assim?

8 comentários:

  1. Também a mim tais afirmações me deixam pensativa... e um pouco triste, quando penso no meu enteado, brilhante mas desmotivado, com tão pouco empenho face ao panorama com que todos os dias se depara e que, em relação ao futuro, apenas manifesta o desejo de emigrar, de "sair daqui para fora, desta (piiii) de país". Entristece-me porque, ainda que contra tudo e todos, acredito que temos muito valor e apenas temos de empenhar-nos em descobrir uma forma de ultrapassar todos estes obstáculos. Entristece-me que ele (e outros tantos) não acreditem no país em que nasceram e que é de todos nós... Perdoa o desabafo. Não domino, de todo, o dom da síntese. Continuação de boas melhoras :).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes. Eu próprio já pensei em partir e já recusei propostas tentadoras para mudar de país e de continente. Talvez o tenha feito por gostar demais de Portugal e sobretudo da minha família. Acredito que tenho futuro aqui e não posso aceitar que um primeiro-ministro diga que a solução é sair de Portugal. Atenção que não digo isto com qualquer objectivo político pois choca-me vindo da boca de qualquer político de qualquer partido. A função dele é fazer acreditar as pessoas que o futuro é aqui!

      Eliminar
    2. Não podia concordar mais :). Creio que parte de nós (todos... não serão só uma ou duas pessoas a fazer a diferença) a possibilidade de mudar para melhor e trabalhar para isso mesmo. Fácil... não é. Nada de nada. Porém, também não é impossível. E é disto que sinto que as pessoas se esquecem. Obrigada pela companhia que vais fazendo ao longo do dia :).

      Eliminar
    3. Tens toda a razão! Não tens que agradecer. Eu é que agradeço estares por aqui. Obrigado :)

      Eliminar
  2. Olá !

    Sabes, não gostei assim muito do programa... acho que Lisboa merecia mais. Gostei da Carminho, do Lobo Antunes e dos Dead Combo. Das coisas típicas... não percebi no sem maneiras onde é que os bifes de cavalo são típicos pratos portugueses...

    Mas concordo com o teu post, fica a ecoar na cabeça as palavras do Lobo Antunes e a noção que Portugal é bem triste..

    xx

    Joana
    http://remodelista-lx.blogspot.co.uk

    https://www.facebook.com/RemodelistaLx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não vi o programa todo mas em relação ao que vi, concordo contigo. Lisboa merece mais e os portugueses também merecem mais.

      Isso dos bifes é algo que não se percebe. Pelo menos no Portugal que conheço.

      Acho que as palavras dedicadas aos jovens são o infeliz espelho do que vivemos

      Eliminar
    2. Já vi o programa todo e não achei que mostrasse bem o que é Lisboa.
      Bifes de cavalo? Porque não uns pasteis de Belém?
      Não gosto de ver os portugueses como coitadinhos... Concordo contigo, Lisboa e os portugueses merecem mais!

      Eliminar